Saiba quais são os processos para construção de uma casa moderna

Saiba quais são os processos para construção de uma casa moderna

Construir ou reformar são atividades que ocasionam grandes impactos estruturais, modificando completamente a arquitetura e os espaços e atividades ao seu entorno. Por ser um vasto setor, a construção civil abrange todo e qualquer processo construtivo, indo desde os mais simples até os mais complexos.

Movimentando a economia, esse setor é um dos essenciais ao desenvolvimento da sociedade e, devido a sua relevância e impactos, há muitos processos que precisam ser realizados para que o projeto possa sair do papel com qualidade e segurança, principalmente as edificações como casas, prédios e estabelecimentos industriais ou comerciais.

Para o desenvolvimento de projeto de casas modernas, há alguns itens e aspectos que precisam ser contemplados, promovendo mais segurança, versatilidade, praticidade, beleza e qualidade às casas.

Análises e levantamentos

O solo em um projeto de obra é um dos principais elementos, visto que ele serve de base para as edificações e, portanto, por meio de suas características, é possível realizar os cálculos e dimensões que viabilizam ou não uma construção naquela região.

Afinal, sem tais informações, não há como prosseguir corretamente com o projeto de desenvolvimento de edificações.

Um dos procedimentos necessários é o levantamento planialtimétrico, responsável pela medição do perímetro do lote e suas características topográficas.

Servindo como uma base, o levantamento é um documento composto por uma descrição detalhada de todo o terreno. Dessa maneira, todas as medidas de planos, ângulos e diferenças de níveis são mencionadas.

Fazendo uso dos equipamentos e ferramentas adequadas, os resultados obtidos são precisos e servem para elaboração de plantas de casas modernas completas.

Além disso, o levantamento também apresenta:

  • Delimitação de áreas de preservação;
  • Posicionamento de córregos e rios;
  • Locais com drenagem e tubulações;
  • Demarcação de cercas e muros;
  • Posicionamento das árvores existentes;
  • Regiões com bocas de lobo;
  • Largura das calçadas.

Outra informação muito importante é a posição norte no espaço, pois todo projeto arquitetônico precisa considerar as posições para que os espaços internos, assim como áreas de lazer, tenham o máximo de aproveitamento da luz solar.

Iniciando as obras

Após os devidos levantamentos, o projeto pode ser construído e desenvolvido, respeitando todas as suas características e necessidades.

Nessa etapa há muitos processos construtivos que precisam ser destacados e realizados com qualidade para que o resultado final seja o almejado pelos proprietários e moradores.

A laje é uma das principais estruturas de sustentação dos projetos de casas e construções, portanto todos os seus processo precisam ser devidamente descritos e calculados para que acidentes e danos sejam evitados.

Assim, um dos primeiros processos a serem realizados em sua construção é o escoramento de laje de isopor, madeira ou aço. Servindo como suporte, ele é necessário tanto para a laje de concreto quanto para os modelos pré-moldados.

Os pontos de escoramento são definidos no projeto e precisam ser seguidos com exatidão.

Para reforçar a segurança e o acabamento da laje, há o processo de impermeabilização que impede a passagem da água da chuva, conservando-a por mais tempo.

Com isso, ela protege a estrutura por completo, evitando a sua deterioração por meio da corrosão do concreto, enferrujamento do aço, rachaduras e goteiras.

Há uma variedade de impermeabilizante para laje e há modelos que podem ser aplicados de maneira mais simples pelo próprio morador, basta seguir as orientações do fabricante que vem impressa na embalagem do produto. Contudo, também há modelos que demandam materiais e ferramentas específicas, bem como uma mão de obra especializada.

A melhor escolha vai depender do tipo de laje e sua exposição, bem como as demais características do local da construção, se há muita ou pouca chuva e raios também.

Quanto aos acabamentos internos, o teto precisa ser revestido.

Atualmente, o principal modelo de forro é o drywall, que já vêm prontos de fábrica e precisa apenas ser instalado.

Leves, personalizáveis e dinâmicos, a montagem forro drywall é rapidamente realizada, otimizando o tempo de construção e conferindo um acabamento resistente, elegante e moderno ao projeto.

Antes da entrega e finalização da construção da casa, é preciso realizar alguns outros acabamentos, como a colocação de pisos para tornar o ambiente mais aconchegante, sofisticado, conservado e finalizado.

Os revestimentos são essenciais a todas as estruturas de bases e um dos processos e modelos mais comuns e dinâmicos são as pinturas, que estão sempre presentes nas casas.

Por ser necessária em diversos locais da casa, tanto interno quanto externo, o orçamento de prestação de serviços de pintura é necessário e essencial para estabelecer a melhor relação custo-benefício, ou seja, ter o melhor profissional com o melhor preço do mercado.

Após todos os detalhes e acabamentos contemplados, o projeto é finalizado com segurança, praticidade e modernidade, atendendo todas as demandas e necessidades dos moradores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *