Lajes e telhas: características principais

Lajes e telhas: características principais

As lajes e os telhados são importantes para qualquer construção, pois estas estruturas garantem a proteção de toda a casa contra chuvas, ventos fortes e outros elementos.

O telhado possui certas características e estruturas, e podem ser feitas com metal ou madeira e cobertas de telhas de cerâmica ou de fibrocimento ou outro material disponível.

Já as lajes são feitas de concreto armado e precisam de escoramento de laje de isopor ou outro tipo para ser constituída sendo necessário receber tratamento para que não ocorram infiltrações na estrutura.

Neste sentido é preciso saber quais são as atitudes, tipos de telhas e também como realizar tratamento de laje para que não ocorram infiltrações.

Neste artigo abordaremos tais elementos e o que os constituem, além das principais características dessas estrutura.

Estrutura dos telhados: principais características

A estrutura do telhado, geralmente, é conhecida pela inclinação, porém, o que determina a inclinação do telhado é o tipo de telha escolhida.

É comum que os telhados que possuem estrutura de madeira tenham uma inclinação em até 30%, é bastante complexo encontrar telhas que vão além dessa porcentagem de inclinação.

Antes de falarmos sobre os tipos de estrutura de telhado e sobre elementos que o compõe como calhas e rufos falaremos sobre elementos que permitem a resistência e a durabilidade dessas estruturas.

São 3 elementos que asseguram essas características:

1. Subcoberturas

As subcoberturas são um tipo de produto aliado para proteção de seu telhado, principalmente, contra vazamentos, e ainda possuem outras características benéficas estrutura como:

  • Conforto térmico;
  • Economia de energia;
  • Conforto acústico;
  • Proteção contra infiltração.

2. Selante

Um elemento que pode complementar as subcoberturas é o selante elástico. Esse produto possui grande resistência aos raios solares (conhecidos como UV – ultravioletas) e podem ser aplicados para qualquer tipo de telhado e atuam como um importante produto vedador.

Por ter como atributo a flexibilidade, durante sua aplicação ele não escorre para o rufo para telhado. Esta particularidade garante a aplicação do selante em telhados com inclinações maiores.

3. Mantas autoadesivas

Ar-condicionados e tubos de ventilação podem deixar algumas frestas que podem ser um ponto de entrada para as infiltrações.

Para que esses problemas sejam resolvidos, no mundo há a existência das mantas auto-adesivas aluminizadas que ajudam a vedar esses pequenos espaços e por refletir à luz solar garante proteção térmica.

Entendendo a estrutura do telhado

Para fazer a instalação do painel fotovoltaico 300W de forma adequada é preciso identificar qual a estrutura presente. E cada estrutura possui características e formas diferenciadas.

Abaixo falaremos sobre a estrutura básica de um telhado:

1. Tesoura

É um tipo de estrutura que é a base do telhado e se torna a base para cobertura. Há vários tipos de estrutura de tesoura para o telhado são muito utilizados por conta da sua versatilidade.

Durante a montagem da estrutura é sempre importante observar dois pequenos pontos: se o encaixe da tesoura está bem preso, e se está entre a chamada empena e linha.

Caso contrário, é necessário refazer a tesoura.

2. Terças

São estruturas que estão apoiadas nas tesouras e elas fazem a sustentação de outro elemento denominado caibro.

3. Caibros e ripas

São elementos da estrutura que são colocados inclinados de acordo com o caimento do telhado, e estes seguram as ripas, junto as terças e as tesouras.

Para finalizar a estrutura as ripas são as últimas a serem colocadas e depois são presas perpendicularmente ao caibro.

Depois dessas partes da estrutura simples, há as complementares como espigão, beiral, testeira e cumeeira.

Impermeabilização de lajes

As lajes assim como as telhas precisam de cuidados especiais, e um dos mais importante é o uso da impermeabilização com manta asfaltica para telhado. Essa mesma manta tem aplicações para a laje, porém, há outros materiais.

As lajes são estruturas que sofrem em demasia com problemas de infiltração (que podem gerar mofo nas estruturas do telhado) por estarem expostas diretamente à umidade, ao sol, ao vento.

Assim, o procedimento de impermeabilização durabilidade maior, ou seja, a estrutura e o telhado tenha uma vida útil maior. Há inúmeros modelos de impermeabilização como os de manta asfaltica (que citamos anteriormente), o de poliureia, e poliéster flexível.

Dessa maneira, conseguimos entender que tanto telhados como lajes possuem maneiras diferentes de serem tratadas, e são elas que definirão se será possível colocar painel de energia fotovoltaica.

Os telhados possuem estruturas de madeira e precisam de camadas e camadas de proteção para que então vazamentos e outros problemas sejam impedidos.

As lajes por sua vez são compostas de concreto armado e precisam quase sempre de pintura e produto impermeabilizante. Para ambos os casos aconselha-se a procura de um profissional para a realização do trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *