Segurança e manutenção para o ambiente predial

Segurança e manutenção para o ambiente predial

Quando falamos sobre os sistemas de segurança de um ambiente predial, precisamos falar também sobre a manutenção sistema de segurança de um prédio.

Primeiro, precisamos dividir o processo de segurança em duas partes. A primeira parte é sobre o processo de segurança da área externa, onde é preciso usar elementos para evitar assaltos e a entrada de pessoas não autorizadas.

Para isso, é possível instalar sistemas de câmeras de segurança, cercas elétricas e contratar uma equipe terceirizada para monitorar o local.

Porém, além dos cuidados para prevenir o imóvel de fatores externos, também existem outras ações que são importantes para garantir a segurança em ambientes internos.

Prevenção de panes elétricas

Um dos itens importantes para o processo de composição da segurança predial é ter atenção diante da possibilidade de panes ou sobrecargas elétricas.

Por isso, é preciso realizar ações de manutenção e cuidados no quadro de distribuição residencial. Este quadro de distribuição deve ser instalado desde o processo de construção, pois é o equipamento responsável por consolidar diversos instrumentos elétricos, como:

  • Fios;
  • Cabos;
  • Fusíveis;
  • Disjuntores;
  • Interruptores;
  • Tomadas.

Ou seja, é um conjunto de itens responsáveis pela distribuição de energia elétrica no prédio e nos apartamentos, além de ser responsável por consolidar diversos elementos de segurança, como é o caso dos disjuntores e fusíveis.

Esse quadro ou caixa conta com estes dispositivos exatamente para evitar uma sobrecarga no sistema elétrico, causando choques, panes elétricas ou queima de equipamentos.

Por isso, o quadro de distribuição ou painel eletrico residencial deve receber um cuidado especial de manutenção por parte dos responsáveis técnicos, assim como do engenheiro elétrico responsável pela obra.

Além disso, já existem modelos de painéis elétricos que são inteligentes, ou seja, podem ser monitorados remotamente, e ainda contam com acionamentos de segurança mais modernos.

Isso envolve também a verificação da caixa de disjuntor residencial, assim como de outros elementos que contribuem para a segurança de todo o sistema elétrico. Ou seja, algumas peças podem ser trocadas ou renovadas, dependendo da necessidade no processo de manutenção.

Na parte elétrica, é válido ressaltar que os processos de manutenção envolvem também a troca de alguns dispositivos. Esta troca pode envolver a mudança porta lampada preço, que também é conhecido como bocal ou suporte para a instalação de lâmpadas.

Inclusive, sobre este tema, é importante realizar a troca de lâmpadas, apostando no uso do LED, que é um modelo de lâmpada muito mais moderno e com redução no consumo de energia.

Elementos decorativos e seguros

Quando falamos sobre os cuidados que um ambiente predial deve ter, também é preciso lembrar da manutenção doS elementos e sistemas de um prédio.

Entre as manutenções necessárias, podemos destacar:

  • Revisão das instalações hidráulicas;
  • Cuidados com as tubulações para evitar vazamentos;
  • Cuidados com as áreas externas;
  • Inserção de elementos de acessibilidade para pessoas com deficiência;
  • Limpeza das caixas de água;
  • Renovação da pintura predial;
  • Troca de lâmpadas ou de pisos.

Estes são apenas alguns dos elementos importantes que precisam de uma atenção especial por parte da administradora do condomínio e do síndico.

Outra dica sobre manutenção, é o cuidado com a fachada predial, que pode ser realizado por meio da inserção e criação de um projeto pele de vidro fachada.

As fachadas são as portas de apresentação dos prédios, e por isso precisam ser mantidas limpas e renovadas. Ou seja, é possível inserir elementos que agregam valor de mercado, levando em conta a valorização predial.

Este projeto voltado à inserção de vidros em fachada se resume à aplicação do vidro em ambientes de fachada. Ou seja, toda a fachada do prédio ficará envidraçada, agregando um tom de leveza, sofisticação e modernidade.

O mais interessante é que, para fixar esse material, basta a estrutura de um adesivo específico, sendo muito mais fácil de instalar por parte da equipe responsável.

Além disso, é possível escolher o melhor tipo de vidro para cada projeto predial. Por exemplo, existem os vidros transparentes, fumê e até mesmo os modelos refletivos.

Isso pode ser decidido juntamente com os moradores, já que cada modelo de vidro leva em conta o tipo de luminosidade desejado, aspectos vinculados à estética e segurança predial.

Portanto, os investimentos realizados em equipamentos e serviços de qualidade são essenciais para manter o ambiente predial seguro e confortável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *