Segurança na construção de imóveis

Segurança na construção de imóveis

Um dos pontos principais a serem cuidados dentro da construção civil é a chamada segurança do trabalho. Isso porque o setor da construção civil é um dos que mais possuem índices de acidentes.

Tornando-se o quinto em número de ocorrência que resultam em fatalidades e é responsável por cerca de 16% das mortes de trabalhadores no Brasil segundo o Anuário Estatístico da Previdência Social.

Para diminuir esses riscos existentes dentro da construção civil, é criado medidas de segurança que são imprescindíveis na rotina de quem trabalha nesse setor.

Assim, as instalações elétricas prediais, as hidráulicas, as fundações ficam mais seguras de serem manuseadas. Esse artigo abordará diversas questões sobre a segurança do trabalho na construção civil e as principais causas desses acidentes.

Causas de acidentes de trabalho na construção civil

Muitos acidentes acontecem em um canteiro de obras poderiam ser evitadas se algumas regras fossem seguidas e os documentos que atestassem a segurança do local fossem feitos, como o laudo de aterramento, o de combate a incêndio e outros.

Infelizmente, ainda há muito negligência com relação a segurança do trabalho, o que faz com que muitas pessoas corram risco no desenvolvimento de suas funções. Iremos tratar as causas principais de acidentes de trabalho na construção.

Quedas de trabalhadores e materiais

Um dos tipos mais comuns dentro dos canteiros é quando ocorre algum tipo de manutenção elétrica industrial em lugares altos e ocorre a queda do trabalhador.

São as chamadas as quedas de nível. Toda obra que demanda o trabalho em altura precisa de atenção e cuidado por parte do operário, pois todo ação pode causar a queda. Deve-se ter guarda-corpos e cordas bem amarrados para proteger o trabalhador.

Desorganização e pouca sinalização

Um canteiro de obras é um local com diversos níveis de risco, e por conta disso é preciso que esteja altamente organizado, pois caso esteja desorganizado causa acidentes.

Dessa forma, uma forma de evitar acidentes é guardar todas as ferramentas e equipamentos utilizados em locais adequados e também com sinalização indicando onde está cada coisa, e também locais que podem causar acidentes como o protetor de surto eletrico.

Falhas no uso de ferramentas

Outro elemento que causam acidentes dentro do canteiro de obras é a falha das ferramentas que podem causar lesões graves.

Dessa maneira, para evitar os acidentes desse tipo é importante o uso dos Equipamentos de Proteção Individual – EPI e receber treinamento adequado para o manejo dessas ferramentas.

Choques elétricos

Como em um canteiro há o uso de muitos equipamentos elétricos há o problema de causar choques. E por conta disso causar lesões graves. Por conta disso é importante que todas as fiações e cabos usados dentro do canteiro seja bastante protegidas.

O choque pode causar também risco de fogo, e por conta disso toda obra precisa apresentar um projeto AVCB para que então seja aprovada a construção.

Medidas para evitar as causas de acidentes

Para que essas causas não aconteçam dentro do seu canteiro é preciso que algumas regras sejam seguidas.

Uma das formas de evitar que esses acidentes ocorram é o desenvolvimento de um modelo de prevenção de acidentes chamado de Programa De Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção – PCMAT, que é regido pela ABNT NR 18.

Esse Programa tem um conjunto de medidas que devem ser tomadas para que o ambiente tenha as condições necessárias para que o trabalhador possa desenvolver suas funções de forma plena e em segurança.

Todas as obras que possuem em seu corpo mais de 20 trabalhadores precisam cumprir todas as normas do PCMAT e devem providenciar o chamado ART PCMAT – Anotação de Responsabilidade Técnica, esse documento deve ser assinado por um profissional do CREA/CONFEA.

A construção também deve contra com um corpo de profissionais do SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho que são compostos por diversos profissionais como:

  • Médicos;
  • Técnicos em segurança do trabalho;
  • Enfermeiros;
  • Engenheiros.

É preciso fazer também o AVCB consulta para verificar se a obra foi aprovado no teste de prevenção de incêndios.

Outro ponto importante é sempre a utilização de Equipamentos de Proteção Individual e os Equipamentos de Proteção Coletiva, que garantem a segurança dos métodos empregados dentro do canteiro. Só assim que os números de acidentes cairão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *