Tipos de telas que você precisa ver
Algumas pessoas já sabem para que serve a tela de proteção. Muito comum no uso diário de casas ou apartamentos, as telas podem ser usadas em diversos outros ambientes e feitas de vários materiais.
Sua finalidade principal ainda, é de oferecer proteção aos envolvidos no local em que é instalada, que vai muito além do residencial.
Talvez não seja de conhecimento de todos, mas a tela de alambrado é aquela muito utilizada em construções de quadras esportivas.
Elas cercam áreas externas de maneira geral, pode ser tanto de casas, condomínios ou terrenos, além é claro das quadras – já citadas.
Fabricada de um arame, comumente revestido de PVC, a tela ainda é capaz de funcionar como cercado na criação de animais.
Chamada de tela para cerca, seu material tem mais mobilidade para proteger os animais e possui um modelo específico para cada bicho.
Para essas situações, geralmente, se usa o nylon como material na hora da escolha. Um material bem flexível em relação a finalidade de uso.
O modelo de tela utilizada em obras
Passou por uma obra e viu aquelas faixas que cobrem a área da construção? Essas são as telas fachadeiras, geralmente feitas de fios de polipropileno.
Elas cercam as fachadas de prédios, protegendo a obra e as ferramentas da ação da chuva, ainda garantem a proteção dos pedestres, caso caia alguma ferramenta do topo da construção.
E, claro, asseguram os trabalhadores, reduzindo a chance de algum acidente. Também são conhecidas como tela de nylon ou telas plásticas.
Ainda que tenham o mesmo nome, cada tela pode ser feita de um material diferente, para garantir a proteção para a situação na qual é precisa.
Conheça os modelos mais utilizados em residências
Os fabricantes auxiliam no processo da escolha para facilitar a vida do comprador. O uso mais conhecido, certamente, é a tela de proteção para janela, muito útil para quem mora em apartamento.
Elas também são chamadas de redes de proteção e são instaladas em janelas e sacadas, nos ambientes que possuem crianças e/ou animais domésticos.
A fim de garantir sua segurança, pois sem a rede pode ser extremamente perigoso para qualquer um destes ficar em casa, uma vez que a tela previne o risco de queda.
Mas, muito além disto, elas servem também para evitar a entrada de outros tipos de riscos, como animais ou pessoas mal-intencionadas.
Para evitar a entrada de insetos ou outros animais menores, a melhor opção é a tela mosquiteira, pois ela é projetada com um fechamento maior, impedindo a passagem de vários bichos, quaisquer que sejam.
Mas, mesmo que o orifício dessa tela seja menor, ela ainda garante uma boa passagem de ar para dentro de casa.
As telas também são usadas em churrasqueiras, prateleiras, estantes, lixeiras, as mais usadas para esse fim são as telas moedas.
Seu uso é bem versátil e são fabricadas, na maioria das vezes, em inox ou aço em carbono, garantindo mais resistência aos agentes externos.
Os preços das telas variam de acordo com o uso e o tamanho desejado, mas não é difícil encontrá-las no mercado ou na internet.
Para os tamanhos maiores, que são usados em obras, o preço geralmente é feito através da solicitação de um orçamento, com o fabricante ou com a loja.
O mais importante é procurar telas de qualidade, que não deixarão o comprador com prejuízos depois de instalada, já que a segurança de muitas pessoas depende disso.
Utilize outros materiais
Para quem também gosta de manter uma estética mais bonita, a solução é usar as telas feitas do material de polietileno.
O material tem uma aparência plástica e praticamente invisível aos olhos, além de oferecer mais resistência e impermeabilização, que protege a tela dos efeitos do tempo e também do clima.
Eles são os mais indicados para janelas e sacadas, devido sua alta resistência. A de poliamida, nylon, é mais indicada para ser utilizada no interior da casa.
Já que ela não é tão resistente e é mais flexível. As telas são muito importantes quando o assunto é segurança, tornando-se um item indispensável para muitas situações.
São fabricadas em diversas cores e também materiais, oferecendo grande diversidade na hora da escolha, além de algumas serem sutis e quase não aparecerem.
Mas também, podem ser usadas para construir outros objetos, como vimos no caso das churrasqueiras e lixeiras.
Servindo de maneira produtiva a qualquer consumidor.