Acompanhe os principais modelos de calhas
As calhas para telhados transportam água da chuva, que por sua vez, cai no telhado até reservatórios ou tubos de queda.
São materiais extremamente funcionais em uma construção, pois eles escoam a água e evitam umidade nas paredes.
As águas precisam ser captadas e conduzidas controladamente por sistema de captação e drenagem pluvial, de forma a reduzir a erosão do solo, evitar alagamentos e proteger as edificações de umidade, garantindo o conforto das pessoas.
Sem as calhas, toda a água da chuva cai direto no chão, criando uma enchente, além disso, molha todos que passam debaixo do telhado. Quando a chuva é muito forte, o excedente de água causa alagamentos.
Calhas também podem ser utilizadas com a finalidade de captar a água da chuva para seu reaproveitamento em diversas atividades.
A quantidade de resíduos levados para as calhas pela água da chuva pode sobrecarregar as estruturas, deformando-as e reduzindo a vida útil do produto. É recomendável manter o telhado limpo.
Todo telhado precisa de calha, uma vez que este é um importante complemento para evitar vazamentos e goteiras que se formam no beiral das telhas.
O consumidor deve escolher o modelo de calha ideal para seu telhado, porque a opção errada certamente resultará em problemas de infiltração que se acentuam com o tempo.
Antes de escolher a calha certa para o estabelecimento, é preciso medir a inclinação entre o telhado e a parede, os tipos de telhas e onde as peças serão instaladas.
Existem calhas de diversos tipos: PVC, galvanizadas, em alumínio e de piso. As calhas de alumínio e galvanizadas são mais comuns em construção, por sua resistência e durabilidade.
Já as de PVC, são resistentes à corrosão e podem ser pintadas de acordo com o que pede o projeto.
As calhas de piso servem para escoar a água que escorre de quintais e piscinas, sendo encontradas em PVC ou alumínio. A instalação deve ser feita com cautela e contar com a ajuda de um bom profissional.
Sempre que chover, o certo é verificar o fluxo de água para ter certeza que as calhas não estão obstruídas.
Os especialistas recomendam fazer a manutenção das calhas a cada troca de estação e, se houver árvores por perto, ver se as folhas não estão atrapalhando a saída de água.
A limpeza deve ser feita com o intuito retirar os resíduos, que por sua vez, obstruem a passagem de água pelo leito da estrutura.
O acúmulo de águas nas calhas pode favorecer a formação de limo e a proliferação de mosquitos transmissores de doenças.
Para reter a sujeira mais grossa, é necessário instalar uma grade ou tela na saída da calha, principalmente no caso de captação da água pluvial.
Calhas de PVC
A calha PVC é fabricada em um material reciclável e natural, resistente às intempéries naturais, não desbota, não apodrece nem sofre corrosão. Sua instalação requer suportes laterais.
Embora possam ser revestidas com tinta própria, as calhas de PVC são mais resistentes às manchas e à fixação de sujeira, e não dependem tanto do revestimento para se tornarem mais duráveis.
As vantagens da calha de PVC preço acessível são:
- Flexibilidade;
- Força;
- Durabilidade;
- Capacidade de vedação;
- Resistência;
- Preço acessível.
Calha de chuva residencial
A calha de chuva residencial ajuda a evitar problemas que, em casos mais graves, podem fazer a casa desabar. Antes da instalação, é necessário verificar a qualidade do material.
Uma calha em perfeita dimensão e confecção, aliada a uma boa manutenção, evita vazamentos e outros contratempos.
São necessários alguns cuidados em relação à instalação da calha de chuva residencial:
- Devem ser instaladas com 1% de inclinação;
- Necessitam de suportes resistentes para evitar desgastes;
- Devem ser utilizadas grelhas protetoras nos bocais, prevenindo que folhas ou outros objetos entupam a descida de água.
Calha Parshall
A calha Parshall foi desenvolvida pelo engenheiro Ralph Parshall, na década de 1920, nos Estados Unidos.
É ideal para aplicações em irrigações. Ela é dimensionada com diferentes tamanhos, de forma a permitir a medição em diferentes faixas de vazão. Possui duas funções principais:
Medir com facilidade e de forma contínua as vazões de entrada e saída de água;
Atuar como misturador rápido, facilitando a dispersão dos coagulantes, durante o processo de coagulação.
O funcionamento da calha Parshall dimensões situa-se nas condições de escoamento livre e afogado.