Quais são as vantagens de ter poços artesianos?

Quais são as vantagens de ter poços artesianos?

Os poços artesianos cada vez mais são procurados por diversos motivos, como por exemplo, em caso de racionamento, seca, entre outros.

Com o objetivo de colocar fim em prováveis cortes do fornecimento da água, alguns donos de hospitais, hotéis, shoppings, etc.

Começam a recorrer por esta alternativa como uma possível solução, para se tornar independente da rede pública de água.

O que é poço artesiano? Para quem não sabe, é um poço perfurado com o diâmetro pequeno, com grande profundidade, onde a água jorra do solo de forma natural.

Pois, sua pressão é suficiente para levar até a superfície, sem a necessidade de utilizar uma bomba para fazer pressão, para que a água chegue até ao exterior.

Consuma água com qualidade

O filtro para poço artesiano é utilizado para o tratamento da retirada de impurezas para, assim, deixar a água própria para o consumo e utilização.

É uma opção para os reservatórios, que não realizam algum tipo de tratamento completo da água. Esse equipamento ajuda na melhoria da qualidade, deixando apropriada para o consumo humano e para outras utilidades.

Por isso, é indicado para poços residenciais, comunidades rurais e até mesmo a indústrias que necessitam desse equipamento e suas vantagens.

A empresa de perfuração de poços deve estar cadastrada e licenciada, junto aos órgãos responsáveis, pois é uma garantia de que o serviço prestado é seguro e de qualidade.

Por mais burocrático que seja, esse é o meio correto para conseguir a perfuração do poço e, assim, evitar futuras dores de cabeça e prejuízos, como o fechamento do poço.

O custo para a perfuração de poços é alto, mas pensando a longo prazo, barateia os custos com água, sendo um orçamento que deve ser muito bem planejado.

A vantagem é que, um poço artesiano proporciona sua própria fonte de abastecimento e dá a possibilidade de se desvincular da companhia de fornecimento pública local da água.

Mas, para isso, é necessário verificar se o poço atende totalmente às demandas e necessidades; caso atenda, você apenas pagará a taxa de esgoto.

Hoje o mercado disponibiliza diversos tipos de filtros para poços, com a espessura e especificações variadas, desde a fabricação conforme as normas.

Podem ser de aço carbono a aço inoxidável. Também é necessário que a empresa que presta esse tipo de serviço, seja credenciada para fabricar e vender esses equipamentos.

Além das características técnicas e materiais exigidas, conforme a regulamentação, o filtro do poço artesiano, é fabricado para se adaptar às condições de fluxo hidráulico.

Conforme a pressão, que pode ser média ou alta, pois apresenta ótima resistência e uma excelente vazão na captação da água.

Qual modelo de poço utilizar?

Já um poço pode ser raso, cacimba, cisterna ou poço amazonas, pode ser construído manualmente, não necessita de autorização e nem licenciamento governamental dos órgãos gestores.

Pois, apenas servem como armazenamento e não interferem no meio ambiente. Não é recomendado para consumo humano, dependendo da qualidade, somente para fins de plantação e higienização da casa.

Caso queira consumir, é necessário antes uma análise da qualidade da água, para saber se é apropriada ou não para beber, caso não tenha algum tipo de filtro na cisterna.

Recomenda-se fazer o teste de potabilidade antes, para garantir que água esteja apta para ser consumida sem causar algum tipo de risco a saúde. Existem outros tipos, chamados de poços semi-artesianos, além dos poços artesianos.

Estes possuem uma profundidade reduzida, sendo comparada a do poço artesiano, onde se faz necessário o uso de uma bomba, para obter pressão a fim de fazer uso da água.

Também não podemos esquecer do poço micro artesianos ou cacimbas, cisternas ou rasos – esse último é construído de forma manual.

A vantagem proporcionada pelo poço, independente de qual for, é que em locais precários de abastecimento, torna-se viável essa solução para o problema e uma verdadeira revolução, para as comunidades que sofrem com a seca.

Mas, é necessário que o poço atenda de forma total as necessidades de quem aderiu. Com isso, apenas será pago a taxa de esgoto.

Caso contrário, será necessário o pagamento da taxa de água e esgoto, por isso, que deve ser medido corretamente a quantidade de água do poço.

A manutenção também deve ser feita como forma de prevenção de contaminação da água, solo, entre outros. Caso possua bombas e filtros, elas também precisam de uma avaliação, para saber como anda o funcionamento.

O mais importante: sempre contrate empresas credenciadas e confiáveis, para a perfuração e manutenção do poço, assim evitará futuros prejuízos e eventuais problemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *