Entenda os benefícios da impermeabilização

Entenda os benefícios da impermeabilização

A impermeabilização na construção civil é algo muito importante, pois tem como principal objetivo proteger as áreas de um imóvel, contra a umidade proveniente da chuva, do banho, do ar, da mangueira, etc.

Essa prática é essencial para que se mantenha a integridade do imóvel e de quem vive nele. A água que infiltra nessas superfícies, pode causar grandes estragos ao afetar a ferragem do concreto, os revestimentos e a alvenaria.

Deixando-os úmidos e, portanto, possibilitando a propagação de mofo e fungos. Todos estes fatores, acabam por prejudicar a durabilidade, qualidade e estética da edificação, além de causarem problemas aos proprietários (incluindo na saúde física).

Nota-se, também, sua importância na ampla aplicabilidade no mercado da construção. A impermeabilização está presente nos detalhes de projeção de obras e setores, como:

  • Instalações elétrica;
  • Instalações hidráulica;
  • Decoração;
  • Arquitetura;
  • Estrutura de concreto armado;
  • Paisagismo.

Além disso, para cada etapa de aplicação dos materiais impermeabilizantes, seja em áreas internas ou externas, em bases ou topos, há uma logística por trás.

Cuidados

Há uma norma, a NBR 9575-2010, que exige que o uso dos objetos impermeabilizantes seja rigoroso e que, estes, atendam aos padrões mínimos de segurança e proteção da edificação contra a infiltração de água.

Também se exige que essa aplicação não comprometa o conforto e a segurança dos usuários. Devido à isso, é essencial contar com uma empresa especializada em impermeabilização.

Qualquer possível falha na aplicação ou na qualidade dos impermeabilizantes, pode acarretar em problemas como:

  • Infiltração;
  • Desprendimento de placas de pintura e revestimento;
  • Corrosão das armaduras;
  • Comprometimento das instalações elétricas;
  • Comprometimento da estrutura.

Na impermeabilização de laje, de calhas e dos telhados, que ficam sempre expostos à chuva e ao Sol, os produtos aplicados devem estancar e acompanhar a temperatura da estrutura, de modo a proporcionar conforto ao ambiente e reduzindo o calor interno.

É recomendado, também, sempre solicitar ao fabricante que realize o teste de elasticidade dos produtos, para que se verifique se a solução é a mesma que requer a aplicação.

Tipos de impermeabilizadores

Em relação à elasticidade, pode-se dividir os componentes impermeabilizantes em dois grandes grupos: os rígidos e os flexíveis. Cada tipo irá corresponder mais adequadamente, a cada tipo de aplicação.

Geralmente, avaliam-se as necessidades por meio da verificação da quantidade de água, à qual o local fica exposto à movimentação desta área, tamanho, localização e exposição à outros fatores.

1. Impermeabilizantes rígidos

Estes impermeabilizantes, são usados mais comumente em locais não muito expostos e em partes estáveis de uma edificação, como em: poços, subsolos, cortinas de contenção, lavabos, reservatórios, piscinas, rodapés de parede, etc.

Este tipo de impermeabilizante, tem esse nome devido ao seu nível de elasticidade ser muito próximo ao do concreto e da argamassa. Esses são os tipos encontrados com mais facilidade no mercado.

O impermeabilizante rígido, é obtido à partir da junção de argamassa impermeável com um aditivo impermeabilizante, misturado com areia, cimento e água.

2. Impermeabilizantes flexíveis

Já os impermeabilizantes flexíveis, são mais utilizados na impermeabilização de laje de cobertura, de banheiros, em piscina externa, estacionamentos, coberturas, calhas, reservatórios de água, terraços, cozinhas, jardineiras, áreas de serviço e floreiras. Estes se adequam mais em ambientes sujeitos à movimentação, intemperismo e trepidações.

Os materiais mais utilizados nesta categoria são, dentre outros, as membranas asfálticas moldadas à quente, as membranas moldadas à frio, as membranas de poliuretano, as membranas de poliuretano com asfalto, a manta asfáltica e as membranas acrílicas.

Impermeabilização de lajes e telhados

As lajes, mesmo após terem sido executadas e finalizadas, precisam continuar recebendo “manutenção” para que durem. Elas estão sempre sujeitas a sobrecarga, rachaduras, recalques, fissuras, vibrações e ações da natureza, sendo o pior deles, a infiltração.

As lajes estão mais suscetíveis à infiltração, por estarem à superfície e, por isso, ficam mais expostas à umidade, como as lajes de estacionamento e de cobertura. Portanto, é imprescindível que se faça uso de um impermeabilizante para laje de boa qualidade.

A qualidade inferior no processo de impermeabilização das lajes, pode provocar em descascamento de revestimentos, bolor, manchas, descascamento de pintura.

Além de poder prejudicar a função e desempenho das estruturas da mesma, comprometendo a segurança da estrutura. Inclusive, é muito comum que apareçam, com o passar do tempo, graves infiltrações em alguns telhados.

E isso acarreta na produção de goteiras, que se responsabilizam pela destruição de toda a parede da laje. Para evitar isso, existe a tinta impermeabilizante para telhado, que além de tudo, ainda protege o telhado dos efeitos do tempo e de altas temperaturas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *