Você sabe o que é retrofit
O retrofit é um termo que corresponde a restauração de construção. No entanto, é interessante citar que não se tratam de simples restaurações, afinal, a proposta do retrofit é que uma verdadeira revitalização seja realizada.
Com design mais promissor e novas tecnologias, a restauração se torna uma opção para usufruir de espaços de uma forma melhor e de fato proveitosa.
Uma obra nesse estilo pode envolver diferentes etapas, de acordo com as necessidades que o projeto apresenta, tais como:
- Demolição controlada;
- Reforço de estrutura;
- Acabamentos;
- Reparos e modernização de elétrica;
- Inovação nas instalações;
- Checagem de sistemas hidráulicos e ar condicionado;
- Pisos;
- Fachadas.
Naturalmente, de acordo com a estrutura, é necessário uma avaliação minuciosa para elaborar um projeto seguro. Por exemplo, na instalação de elevadores em prédios antigos, um dos pontos cruciais é identificar se o local possui a capacidade de suportar esse tipo de equipamento.
Neste contexto, é preciso considerar que por mais que o equipamento seja instalado de forma geral para proporcionar mais conforto e praticidade para as pessoas, o imóvel também passa a ser valorizado.
No entanto, para que de fato os resultados sejam eficazes, é preciso que a viabilidade técnica seja analisada e os alvarás necessários sejam emitidos por meio da prefeitura.
É preciso levar em consideração que, hoje, existem diversos tipos de equipamentos, em especial, elevadores internos e externos.
A alternativa externa pode ser escolhida tanto por questões estéticas, quanto por necessidade, em especial, quando as cargas adicionais e o equipamento em si não serão suportados adequadamente.
Todavia, independentemente da decisão, é indispensável que exista a manutenção de elevadores em períodos específicos.
Como escolher portas para garagem?
Escolher portas e janelas nem sempre é algo fácil, em especial, quando se leva em consideração a grande variedade encontrada no mercado.
De forma geral, são itens que conferem segurança e privacidade para o local, que podem ou não permitir a iluminação natural, ventilação, além da possibilidade de agregar valor quando se trata de estética.
Diferentes aspectos devem ser considerados para a escolha, como as medidas do local, onde o item será instalado, a estética do produto, o estilo da construção, necessidade de manutenção, resistência, entre outros fatores que devem ser avaliados cautelosamente.
As portas em alumínio para garagem, por exemplo, oferecem baixa manutenção e leveza. Além disso, não oxida e quando comparadas aos outros tipos de materiais, apresentam um custo relativamente baixo.
O principal destaque é justamente a leveza, que influencia de forma positiva a estrutura no que diz respeito a durabilidade dos outros elementos da porta e na praticidade de uso.
No entanto, é preciso ter cautela com a estabilidade estrutural que esses tipos de portas apresentam, principalmente em relação ao conforto térmico.
Para minimizar essa questão, é possível encontrar opções em alumínio com o núcleo em poliestireno ou outro tipo de material isolante.
Quais são os principais tipos de revestimentos externos?
Quando se trata de revestimento parede, é indispensável analisar se a finalidade será interna ou externa, pois dessa forma, é possível escolher com maior precisão o tipo de material a ser utilizado.
O revestimento externo fachada predio diz muito sobre o edifício e a cada dia mais, determinados empreendimentos buscam opções mais criativas e diferenciadas.
Tudo dependerá do tipo de projeto, local, estrutura, entre outros aspectos que serão analisados de forma cuidadosa juntamente a um profissional.
As fachadas metálicas, por exemplo, por mais que sejam comumente relacionadas com edifícios industriais, também são utilizadas em locais residenciais ou empreendimento, principalmente em combinações com outros tipos de revestimentos, como o vidro e madeira.
As opções de pedras também são amplamente aplicadas, principalmente quando se considera a versatilidade e variedade entre texturas e cores.
Os revestimentos podem ser variados, com tipos específicos de corte. Por mais que exista tantas opções, dependendo do tipo de prédio, a pintura como acabamento se torna uma escolha prioritária.
Conforme pode ser notado, entre tantas opções, é preciso ter um projeto retrofit bem estabelecido, principalmente para que a proposta do planejamento em si não seja perdida em meio a tanta variedade de procedimentos a serem realizados.
Por essa razão, é indispensável que uma equipe de profissionais esteja a frente de cada etapa a ser realizada, pois é uma forma de restaurar a edificação de forma mais tranquila, precisa e com o suporte profissional necessário.