3 produtos essenciais para o seu lar

3 produtos essenciais para o seu lar

Quando estamos em casa, não queremos ter preocupação alguma. Isso é perfeitamente compreensível: o lar é uma espécie de refúgio, um local onde as preocupações e o stress do dia-a-dia não podem entrar.

Infelizmente, esta tranquilidade é algo que depende de alguns cuidados, bem como da instalação de alguns itens de segurança e conforto.

Por mais que isso gere algum transtorno e exija algum tempo dos proprietários do lar, o resultado sempre vale a pena.

Confira, a seguir, alguns itens que são fundamentais para uma casa confortável e segura em todos os momentos:

Equipamentos de segurança

Hoje, a violência já não é algo exclusivo de capitais e grandes cidades: localidades no interior também entraram no radar de criminosos.

Por conta disso, o ideal é que todas as residências, sejam elas condomínios ou casas de rua, contem com barreiras que dificultem e desestimulem ações criminosas.

A instalação de uma cerca de segurança residencial é uma medida que, apesar de ser simples, é muito eficaz para deixar um imóvel mais seguro.

Trata-se de uma cerca especial, usada de forma complementar às grades ou muros que já estão presentes no perímetro do local, e que faz mais do que ser uma mera barreira.

Uma delas é a cerca eletrica. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, ela não é nociva ao ser humano, tendo em vista que o choque que ela dá é fraco, e serve mais como um alerta.

Da mesma forma, existem versões monitoradas, que são integradas à uma central de alarme.

Isso significa que, quando tocada, ela acionará a central, bem como emitirá luzes ou sons, alertando o criminoso de que ele foi descoberto.

A concertina é uma opção que também é interessante.  Disponível em vários modelos, ela pode ser:

  • Clássica;

  • Dupla clipada;

  • Eletrificada;

  • Flat.

Independentemente do modelo, ela consiste em espirais metálicas com lâminas cortantes.

Assim, ao contrário da cerca elétrica, ela é capaz de produzir ferimentos graves em quem entra em contato com ela. A perspectiva da dor causada por eles representa uma barreira psicológica eficaz a invasões no local.

Vale ressaltar que quem pretende unir ambas as medidas de proteção pode fazê-lo por meio da concertina eletrificada.

Como seu próprio nome diz, além das lâminas cortantes, há uma corrente elétrica que flui por ela, e pode dar choques em quem entra em contato com sua superfície.

SPDA

De modo geral, o Brasil está fora da rota de desastres naturais graves, como terremotos e furacões. Porém, isso não significa que a força da natureza não possa representar um perigo a seus imóveis ou a seus ocupantes.

Um desses riscos é a queda de raios.

Quando estas descargas elétricas atingem uma edificação, elas podem causar desde choques elétricos até incêndios, passando por sobrecargas e, consequentemente, danos a aparelhos eletrônicos conectados às tomadas.

Isso, felizmente, é fácil de se evitar: basta fazer a instalação de um SPDA (Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas).

Como seu próprio nome diz, este mecanismo minimiza o impacto de tais descargas.

Vale ressaltar que, quanto mais alta a edificação, maior o risco de que ela seja atingida por um raio.

Por conta disso, prédios com mais de 30 metros de altura são obrigados a contar com um sistema do tipo, assim como aqueles com grande fluxo de pessoas.

Entretanto, não basta instalar o mecanismo: é preciso assegurar-se de que ele está funcionando corretamente. Do contrário, não surtirá efeito algum.

Por conta disso, também exige-se que um engenheiro faça uma vistoria e emita um laudo de Spda.

Este documento nada mais é do que um atestado que comprova que o sistema está funcionando conforme as normas e boas práticas correspondentes.

Sistema de aquecimento

Em dias frios, lavar as mãos ou a louça com água fria pode ser um grande desconforto.

Por conta disso, recomenda-se que imóveis em geral (mas principalmente aqueles localizados em regiões mais frias) contem com um sistema de aquecimento de água.

Normalmente, a melhor opção é um modelo que funcione a gás, já que, em caso de falta de eletricidade, ele continua funcionando. O aquecedor rinnai, bem como os demais de marcas renomadas no segmento, são boas opções.

Vale ressaltar que, quanto mais novo o equipamento, mais conforto ele conforto ele proporciona. Isto porque modelos mais modernos, ao contrário dos antigos, permitem um maior controle da temperatura da água.

Além disso, seus mecanismos de funcionamento mais avançados tornam seu uso muito mais seguro. O aquecedor rinnai e21, por exemplo, é um dos modelos favoritos do mercado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *