4 dicas para reformar imóveis para pontos comerciais

4 dicas para reformar imóveis para pontos comerciais

A Reforma e construção de imóveis para utilização comercial são processos que exigem muitos cuidados, para que o local seja funcional e deixe uma boa impressão nos clientes ou consumidores.

No caso da construção, geralmente o projeto é feito com atenção a todas as necessidades do proprietário, tendo em vista o uso que será dado ao imóvel. Mas também é bastante comum que os proprietários tenham à disposição um imóvel que nem sempre se adequa ao negócio.

Nestes casos, a reforma pode ser a solução, seguindo algumas dicas como:

  • Planejar todos os detalhes do ponto comercial com antecedência;
  • Atentar-se para a contratação de uma equipe qualificada;
  • Contratar o serviço de gerenciamento de projetos;
  • Estar preparado para gastos imprevistos.

1. Planejamento

Na reforma de um imóvel comercial, assim como em uma residência, é preciso atentar-se para as demandas específicas, com modificações para atender as necessidades dos usuários do espaço.

É necessário detalhar as rotinas que serão realizadas no local, incluindo atividades de atendimento, administrativas e de estocagem. O detalhamento envolve as melhores soluções para os ambientes, de acordo com suas funções.

Um exemplo é a presença de uma fachada de ACM, com uso de letras caixa ou adesivos para a criação de letreiros comerciais. Em algumas fachadas, é comum o uso de vitrines, expondo os produtos da loja.

A disposição dos cômodos e modulagem dos móveis de mostruários também são exemplos de itens que devem ser previstos no planejamento, de acordo com a utilização do imóvel.

A instalação elétrica é outro sistema que requer atenção, porque a maioria dos estabelecimentos comerciais exige bastante dos circuitos. Assim, é preciso projetar corretamente:

  • Área administrativa, que pode conter diversos equipamentos eletroeletrônicos;
  • Fachada e seção de atendimento, com iluminação especial e equipamentos;
  • Área de estocagem, com congeladores ou refrigeradores;
  • Sistemas de ar condicionado para todo o imóvel;
  • Itens que precisam de energia elétrica.

Para garantir o conforto dos usuários do espaço e o máximo de segurança para as instalações, é fundamental um projeto adequado e a execução correta, feita por um eletricista capacitado.

2. Profissionais qualificados

A contratação de mão de obra qualificada para todas as fases das obras é essencial para garantir a qualidade dos serviços. Também contribui para a realização dos trabalhos dentro dos prazos estabelecidos e para a resolução de possíveis problemas, que sempre podem surgir na reforma de imóveis.

Por outro lado, dependendo dos materiais e serviços que forem definidos no planejamento da obra, também pode se fazer necessária a contratação de profissionais especializados para cada tipo de instalação.

Utilizando o exemplo da fachada em ACM como exemplo, as chapas de alumínio devem ser devidamente tratadas e instaladas da maneira correta, com os equipamentos adequados. Somente desta forma é possível garantir a resistência e qualidade, independente do revestimento em ACM preço.

3. Gerenciamento de projetos

Não basta ter uma ótima equipe, pois muitas vezes os proprietários dos imóveis em reforma ou construção não sabem por onde começar.

A consultoria de profissionais experientes é fundamental para a obra alcançar o melhor resultado, compensando o investimento com projetos elaborados, especialmente para os imóveis e segmento de atuação.

Abrir mão da gestão de obra também pode parecer uma boa forma de economizar, mas é uma escolha que pode resultar até mesmo em gastos desnecessários, atrasos ou inadequações.

A contratação de profissionais como arquitetos, engenheiros ou designers de interiores pode auxiliar muito na tomada de decisões, contato com prestadores de serviços e acompanhamento das execuções do projeto.

Vale a pena ressaltar que as empresas de gerenciamento de projetos e obras devem ser acompanhados de perto em suas funções de gestão e os profissionais especializados podem fornecer auxílio com relação ao cronograma, projeto elétrico e até legislações relacionadas.

4. Estar preparado para gastos imprevistos

Mesmo o melhor dos planejamentos pode resultar em obras mais caras que o previsto. Isso pode ocorrer por uma série de motivos, mesmo que as execuções sejam acompanhadas de perto e nem sempre é possível evitar os rombos nos orçamentos.

Pode ser que os materiais definidos em planejamento subam de preço, pode haver perda de material, o local da obra pode sofrer alguma alteração não prevista anteriormente, dentre outras situações inoportunas.

Por isso, uma recomendação bastante recorrente é estar preparado para o aparecimento de gastos não previstos. Alguns planejamentos incluem até a reserva de cerca de 10% dos custos totais para necessidades que podem surgir.

Seguindo as dicas e, principalmente, atentando-se para as necessidades especiais do imóvel, o resultado é um ponto comercial perfeito para as atividades de cada negócio, auxiliando na qualidade do atendimento ao cliente e contribuindo para destacar o negócio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *