
A utilização do concreto na decoração de ambientes
A cada dia surgem mais inovações e tendências dentro da construção civil, de modo que é possível contar com um grande leque de possibilidades e soluções dentro do setor.
No quesito decorativo e também no funcional, é importante observar quais são as alternativas oferecidas no mercado desse segmento.
No artigo que você acompanha a seguir, fique por dentro de algumas opções de piso que podem fazer toda a diferença no seu espaço e saiba como elas contribuem para mais praticidade, valor estético e segurança no cotidiano.
Pisos de concreto
Antigamente, os pisos que tinham como matéria-prima o concreto eram encontrados apenas em fábricas e indústrias. Quando muito, seu uso em show rooms e lojas relacionadas com materiais de construção também era recorrente.
Nos dias de hoje, porém, com as transformações de tendências no setor, os pisos de concreto estão nas empresas e residências, conferindo um toque especial e duradouro.
Isso porque o concreto polido e o cimento queimado são duas alternativas extremamente sofisticadas e que podem combinar funcionalidade com um impacto visual de alto desempenho.
Agora, em vez de serem associados apenas a estruturas como shoppings, garagens e prédios, esse tipo de piso também está presentes nos escritórios, nas cozinhas, nas salas de visita, etc. Entre suas maiores vantagens, podemos destacar:
- Charme e estilo impactantes;
- Durabilidade acima da média;
- Redução de custos com manutenção;
- Segurança quando em contato com umidade.
A partir do uso dos chamados “helicópteros”, que são equipamentos empregados durante o processo de polimento desse tipo de superfície, é possível obter resultados avançados e de alto desempenho no que diz respeito não só ao aspecto visual, que deve ser destacado, como também ao nivelamento preciso.
O procedimento cuida para que os cortes para dilatação sejam devidamente recebidos pelo piso, evitando problemas relacionados ao seu desgaste, tais como desplacamentos e fissuras.
O Polimento de piso de concreto é uma técnica, portanto, que oferece uma gama de vantagens em relação às pinturas e aos revestimentos que são, usualmente, executados.
Entre as principais vantagens desse procedimento, que é amplamente utilizado em várias partes do mundo nos dias de hoje, podemos destacar:
- Baixo custo de implementação;
- Baixo custo de manutenção;
- Durabilidade;
- Sustentabilidade.
Brocas
Na hora de perfurar o concreto, não basta contar com uma furadeira de primeira linha, é necessário fazer a aplicação de brocas adequadas para o tratamento desse tipo de material, o que vai evitar não só o desgaste dos equipamentos como processos mais precisos e ágeis. Isso sem falar na segurança, que não pode ser deixada de lado.
Dessa forma, a Broca para concreto deve ser escolhida com base em suas propriedades e também de acordo com a demanda do canteiro.
Estão disponíveis no mercado atual muitos tipos de brocas e cada um deles tem uma função específica em determinada atividade, de modo que é importante conhecer o modelo ideal antes de aplicá-lo.
Alguns dos tipos mais comuns e eficientes são:
- Brocas de três pontas;
- Broca chata;
- Broca de aço rápido;
- Broca serpentina;
- Serra copo;
- broca diamantada.
Essa última opção apresenta algumas vantagens especiais com relação a outros tipos de material, pois contém micro diamantes que são capazes de perfurar o concreto gerando menos atrito durante o procedimento e garantindo muito mais agilidade e precisão, o que pode fazer toda a diferença na construção civil.
Serra copo
Já em relação à serra corpo, é importante destacar que esse tipo de broca possui um formato particular, em forma de cilindro, com um diâmetro maior e mais resistente.
Isso pois a Serra copo para concreto tem como finalidade atravessar esse material de forma rápida e segura, oferecendo resultados mais satisfatórios e também mais proteção ao operador.
Pode fazer furos de tamanhos diferentes e possui uma coroa com segmentos diamantados, feitos de uma liga metálica que contém diamante industrial de alto nível, o que confere vantagens como resistência, durabilidade e um poder de corte acima da média, necessário para que seja possível perfurar um componente tão rígido e duro quanto o concreto.
O uso de equipamentos de proteção é altamente indicado para as mais diversas funções dentro do canteiro de obras, sendo que determinados modelos são obrigatórios de acordo com a atividade desempenhada.
Óculos, luvas, cintas, botas e capacetes são apenas alguns exemplos de itens que não podem faltar quando estamos falando de resultados que conciliam qualidade e segurança.