As ferramentas importantes para o combate de incêndios
O ramo destinado à construção civil possui extrema relevância para o funcionamento da sociedade, pois, é o responsável pela elaboração de espaços comerciais, empresariais e residenciais de pequeno, médio e grande porte, fator esse que é decidido mediante um projeto, momento em que os profissionais do ramo, como engenheiros, arquitetos e a sua equipe, conversam com o cliente para decidir o que é necessário haver na construção.
Após a decisão da quantidade de cômodos e outros detalhes com o cliente, os profissionais, elaboram um planejamento, de acordo com o capital disponível para realizar o serviço, assim, é possível realizar a compra dos materiais, locação de máquinas, equipamentos e outros elementos que são importantes para que a obra aconteça.
Em projetos de edifícios, empresas e comércios ou qualquer espaço que tenha uma grande circulação de pessoas, os engenheiros e arquitetos precisam realizar uma obra, dando prioridade a alguns espaços para receberem equipamentos de combate ao incêndio, itens importantes para ajudar a evitar acidentes nos ambientes.
A importância dos equipamentos de combate ao incêndio
A instalação de equipamentos e aparelhos de combate a situações de incêndio é necessária em espaços com grande circulação de pessoas, porque em casos de acidentes, as pessoas podem usar alguns itens para tentar controlar a situação enquanto os bombeiros e o resgate não chegam ao local.
Antes de realizar a instalação, é necessário elaborar um projeto de incêndio, serviço que deve ser feito por um projetista profissional e habilitado para a tarefa.
Esse tipo de projeto é conhecido como projeto preventivo, já que o principal objetivo é evitar que o princípio de incêndio se amplie e vire um grande acidente.
Um projeto de incêndio deve ser feito de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e com o Corpo de Bombeiros, que determinam a localização exata em que os equipamentos de segurança devem ser posicionados, a demanda de água, as características técnicas dos equipamentos e os aparelhos de segurança.
O projeto bem elaborado deve ter:
- Saídas e iluminação de emergência;
- Sistema de alarme e detecção de incêndio;
- Proteção contra descargas atmosféricas;
- Escada pressurizada;
- Sprinklers;
- Sinalização de abandono do local;
- Hidrante, etc.
Seguir as especificações do Corpo de Bombeiros é muito importante para conseguir realizar as instalações dos itens de segurança e proteção contra incêndio.
Em casos de necessidade de fazer uma abertura para colocar algum equipamento, consultar o projetista responsável é uma solução para evitar problemas desnecessários.
Equipamentos que ajudam a combater incêndio
Em todo projeto que tem como objetivo combater situações de incêndio, a presença de uma central de alarme de incendio é responsável pelo recebimento de informações dos sensores e dispositivos, além de ser responsável por fazer o sinal de disparo de sirenes ou outros sinais sonoros e a discagem para um número de telefone que é registrado na central, em caso de incêndio.
No mercado é possível encontrar modelos de centrais analógicas ou que tenham um controle remoto.
Para que a central tenha um excelente funcionamento, é necessário realizar uma instalação de alarme de incêndio, serviço que deve atender às exigências da NBR 11836, do Corpo de Bombeiros e da ABNT.
O serviço deve ser feito por um profissional com experiência nesse tipo de instalação, que consiste na instalação de detectores de calor, chamas e fumaça. Os alarmes de incêndios, podem ser acionados de forma manual ou automática, tudo depende do tipo de instalação que o cliente deseja.
Um detector de fumaça é um equipamento muito importante, pois consegue captar princípios de situação de fogo, emitindo um sinal sonoro, responsável por avisar às pessoas que há um incêndio no local.
Esse aparelho é alojado por uma caixa plástica que pode ser instalada nos ambientes. O detector é alimentado por um sistema de alarme de incêndio.
A presença de um extintor de incêndio é essencial para ajudar as pessoas a controlarem um princípio de incêndio por meio das substâncias presentes dentro do cilindro.
No mercado, existem vários modelos de extintores que podem ajudar em situações de incêndio, como os com água, pó químico, dióxido de carbono, etc.
Dessa forma, priorizar a elaboração de um projeto de incêndio para grandes espaço é muito importante, porque ajuda a manter a segurança das pessoas.
Pesquisar informações e referências é ter mais segurança para contratar projetistas especializados para seu projeto, que pode ser equipado com itens de combate a incêndio, com ótimo custo-benefício e que atenda às suas necessidades com qualidade e segurança.