A impermeabilização de telhados

A impermeabilização de telhados

Uma casa ou então um prédio comercial são formados por coberturas, e elas são parte importante na construção. Isso porque, os telhados são partes importantes para que as estruturas não sofram danos irreversíveis, como mofos em seus forros e consequentemente em suas paredes.

Um dos procedimentos usados para que a cobertura atinja um grau seguro de utilização, é a impermeabilização. Muitas vezes, esse procedimento só é realizado quando ocorre alguma falha, ou então é uma das últimas etapas dentro do projeto arquitetônicos.

Pois não faz parte efetiva do material estético da casa, mas a impermeabilização é de grande importância para a segurança e também a durabilidade da edificação.

O que é a impermeabilização?

A impermeabilização consiste em diversos sistemas e procedimentos, com o objetivo de selar ou então vedar os mais diferentes tipos de materiais porosos, por exemplo, telhas. Todo esse processo é indicado para impermeabilização de lajes expostas ao sol, a chuva, ao vento e as mais diversas condições climáticas.

A impermeabilização serve, não apenas para prédios antigos que possuem coberturas fissuradas já pelo tempo, mas sim, em estruturas novas, a fim de garantir que não haja vazamentos e infiltrações.

As fissuras e trincas nas coberturas não são somente provocadas por deterioração dos materiais, mas em grande parte por culpa de deficiências técnicas tanto de preparo e execução, com por variações climáticas que provocam a dilatação ou então a contração do material.

A impermeabilização também deve ocorrer em caixas d’água, por isso é preciso contratar uma empresa de impermeabilização de caixa d’água para fazer os procedimentos de forma adequada e segura. Além das caixas d’água, também é preciso fazer a impermeabilização de toldos e sombreadores.

O sistema de impermeabilização deve estar previsto sempre como uma medida prioritária, pois evita gastos maiores com a recuperação de telhados e lajes. Os sistemas de impermeabilização são feitos com materiais chamados impermeabilizante.

Tipos de impermeabilizantes

Há no mercado alguns tipos principais de impermeabilização de telhado. Separamos nesta lista os mais conhecidos. Acompanhe:

Manta asfáltica

É um tipo de material impermeabilizante mais comum, tem uma base de asfalto feita com outros componentes, por exemplo:

  • Polímeros elásticos;
  • Borracha;
  • Alumínio;
  • Fibras de vidro.

Cada um desses materiais possui características específicas, dando à manta asfáltica maior resistência à perfurações e também maior eficiência térmica, principalmente quando se trata da manta asfáltica aluminizada.

A grande vantagem da manta asfáltica é sua flexibilidade, de modo que o material consiga acompanhar a movimentação das estruturas e de todas as suas dilatações. Isso faz com que a estrutura não perca sua capacidade de impermeabilização.

Manta líquida

A manta líquida consiste em uma base de resina com alto teor de sólidos, permitindo a formação de uma membrana elástica e flexível, que é muito resistente, tanto ao calor do sol, quanto a chuva.

Sua grande vantagem é sua praticidade, já que sua instalação é feita a frio, como se fosse uma pintura.

A manta líquida possui diversas cores, e tem uma grande aderência às superfícies sejam elas feitas com concreto ou outros materiais.

Manta de alumínio com fibras sintéticas

Essa é um tipo de manta térmica, cuja função é a proteção do ambiente de temperaturas muito altas, assegurando um conforto térmico no interior da construção. Além disso, sua capacidade impermeabilizadora permite que sejam evitadas tanto goteiras como infiltrações.

Esse tipo de impermeabilizante é um dos melhores quando fazemos a relação custo-benefício, pois vem com duas funções principais que é: a utilização de um só produto, o aumento da durabilidade da construção, fazendo com se diminua os custos da obra.

É fácil de ser instalada e muito eficaz em diferentes épocas do ano, por exemplo, no inverno, fazendo com que o calor gerado no interior do imóvel seja dificilmente dissipado.

É um impermeabilizante muito seguro, pois possui características anti-chamas, evitando a propagação do fogo.

Vantagens da impermeabilização

Impermeabilizar coberturas e sombreadores para estacionamento traz grandes vantagens, como por exemplo:

  • Evita com que ocorra o aparecimento de umidade, de fungos e bolores;
  • Melhora o bem-estar do ar, já que previne as doenças respiratórias;
  • Resguarda as instalações elétricas.

Todos esses procedimentos são importantes para que as coberturas não sofram com falhas ou infiltrações que podem acarretar em problemas futuros, garantindo o aumento da vida útil da edificação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *