As vantagens do uso da energia solar

As vantagens do uso da energia solar

A utilização de meios que tragam resultados positivos no meio ambiente é cada vez mais priorizada e, nesse cenário, a energia solar reúne diversos benefícios que serão abordados no decorrer no texto de uma forma mais ampla.

Nesse contexto, é válido observar que os aspectos estão relacionados não apenas com o uso isolado do aquecedor eletrico ou outra forma de energia, mas com os processos de fabricação, distribuição, despesas e demais aspectos que possuem grande impacto.

Considerando questões como essas, se pode dizer que esse recurso apresenta os seguintes benefícios:

  • Processo de fabricação com baixa poluição;
  • Manutenção baixa;
  • Painéis solares com potência considerável;
  • Redução de contas de energia elétrica.

Dessa maneira, a aplicação de energia solar associada ao quadro de luz possibilita não apenas a substituição da fonte de energia de um aquecedor Orbis, mas de diversos sistemas, além de permitir uma influência positiva ao longo de toda a cadeia produtiva.

As principais características do aquecedor solar de água

Anteriormente, os benefícios do sistema térmico solar de água foram apresentadas, mas além desses aspectos, é interessante apresentar o funcionamento desse tipo de aquecedor em prol de uma compreensão mais clara do tema.

Basicamente, o sistema conta com dois elementos primordiais: reservatório térmico e coletor solar.

O primeiro item tem como principal funcionalidade o armazenamento da água, podendo ser confeccionado nos mais variados materiais, como aço inox e polipropileno.

Ainda mais, apresenta isolamento térmico, proporcionado por um revestimento que comumente é composto por poliuretano expandido.

Existem formas complementares de otimizar esse sistema, por exemplo, por meio da instalação de uma resistência elétrica como aquecimento em períodos de chuva.

Já no caso do coletor solar, trata-se de uma caixa externa somente composta por alumínio e que acondiciona os demais elementos.

Nesse caso, o isolamento térmico é comumente propulsionado por meio de um material que recebe o nome de lã de vidro.

Além desses aspectos, a estrutura também conta com tubos interligados por onde a água atravessa direcionada para o coletor.

Uma das principais características desse sistema de aquecimento solar de água é o fato de minimizar a perda de calor e viabilizar que radiação solar seja absorvida.

Mais ainda, vale mencionar que o sistema conta com um tipo de vedação especial, principalmente contra a umidade externa.

Dessa maneira, o reservatório com água fria serve como um abastecimento para o reservatório térmico.

A partir desse ponto, o coletor solar é responsável por absorver a energia e transferir o calor para água, que retorna aquecida para o reservatório térmico, no qual permanece armazenada e pode ser distribuída para os pontos necessários de uma corporação ou residência.

Principais características do gerador de energia solar

Assim como o aquecedor, o gerador de energia solar pode ter grandes benefícios, especialmente devido a versatilidade cada vez mais presente nas estruturas, tanto para atender indústrias e empreendimentos quanto residências.

O uso desse gerador de energia é benéfico não só por atender a questão da sustentabilidade, como também por contribuir com economias nas contas de energia elétrica.

Esse tipo de sistema é chamado de gerador fotovoltaico e é possível encontrar dois principais tipos: grid tie e off grid.

A principal distinção entre ambos é a localização das instalações e a forma de distribuição de energia.

O primeiro caso é o mais comum nas áreas urbanas, em que os painéis solares são responsáveis pela captação da luz solar e são instalados nos telhados.

A energia obtida é caracterizada pela corrente contínua e para ser utilizada é preciso que seja modificada para corrente alternada, o que ocorre com o uso de um inversor solar.

Dessa maneira, a energia pode ser aproveitada da forma que o proprietário desejar e caso a energia gerada seja superior ao tanto que foi produzido, é possível que a conta de energia elétrica seja reduzida ou que os créditos sejam utilizados para compensar períodos dificuldade para a captação da luz do sol.

Já o off grid apresenta um sistema bem diferenciado, pois é instalado comumente em regiões isoladas e apresenta bancos de baterias para o uso em qualquer momento que seja necessário. Nesse caso, a corrente contínua é responsável por carregar as baterias.

Esse tipo de sistema exige um controlador de carga que, conforme o próprio nome indica, assume o papel de administrar as cargas elétricas nas baterias.

Para que a corrente contínua seja transformada em corrente alternada, o sistema também conta com um inversor solar.

Naturalmente, há diferentes fontes de energia e parte delas, assim como a solar, contribuem de forma significativa com o meio ambiente.

Todavia, independentemente do recurso utilizado, a instalação deve sempre atender as normas vigentes, em especial, para garantir o uso adequado e seguro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *