As vantagens dos aquecedores residenciais com energia solar

As vantagens dos aquecedores residenciais com energia solar

O esgotamento das fontes de combustíveis fósseis, responsáveis por grande parte da geração de energia do mundo, tornou-se um dos assuntos mais discutidos da atualidade.

Por esse motivo, é preciso buscar fontes alternativas e renováveis de energia, como forma de promover o desenvolvimento sustentável e, ainda, colaborar para a preservação do meio ambiente.

Nesse contexto, a energia solar aparece como uma das formas mais limpas de geração energética, bem como a mais abundante na natureza.

Em um país como o Brasil, por exemplo, é possível usufruir da energia solar em praticamente todo o território nacional, já que a incidência dos raios solares é intensa até mesmo nas regiões remotas – até porque, vivemos em um país tropical.

Como consequência, tem-se investido muito em sistemas de energia solar residencial, mas também para hotéis, indústrias, edifícios, estabelecimentos comerciais e demais propriedades que podem ser beneficiadas com a eletricidade gerada pelo sol.

Além disso, o sistema de aquecimento de água é muito mais eficiente com a energia solar, oferecendo muitas vantagens para as pessoas que dispõe de painéis fotovoltaicos.

Sistema de aquecimento: principais características

Os aquecedores cumulus são um exemplo de sistema de aquecimento de água que opera por energia solar. O equipamento é composto por placas coletoras solares, também chamadas de painéis solares, em conjunto com um reservatório térmico.

Dessa forma, o funcionamento é bem simples: a radiação solar é captada pelas placas e, posteriormente, distribuída para as torneiras, chuveiros e, até mesmo, para as piscinas da casa, por meio de tubulações especiais. Vale ressaltar que, caso a água aquecida não seja usada, ela é mantida aquecida dentro do reservatório.

O reservatório térmico consiste em um recipiente próprio para o armazenamento da água aquecida. Ele é formado por um conjunto de cilindros de cobre ou de aço inoxidável, que são isolados termicamente com poliuretano e sem CFC (Cloro-fluor-carbono). Assim, é possível diminuir as perdas de calor durante o processo de condução térmica.

Com os reservatórios, a água se mantém aquecida e pode ser usada em qualquer momento do dia. Além disso, em casos de manutenção de piscina de vinil é possível desligar o sistema de aquecimento de água, sem perder a água previamente aquecida.

O processo que mantém a água que circulando entre os coletores do sistema de aquecimento solar e o reservatório é conhecido como termofissão.

É importante que a placa solar esteja estrategicamente localizada no imóvel, em regiões onde haja maior incidência de raios solares.

Assim, quanto mais radiação, melhor será a eficácia de aquecimento da água. Entre as principais vantagens do aquecimento de água por meio da energia solar, destacam-se:

  • Redução dos custos com energia elétrica;
  • Manutenção simples e barata;
  • Significativa valorização do imóvel;
  • Mais segurança, em comparação com sistema de aquecimento a gás.

É possível investir em um aquecedor de piscina próprio alimentado por energia solar, em um sistema independente dos demais aquecedores da casa.

A principal vantagem está no aquecimento direto da água da piscina, contribuindo para melhorar o desempenho e a qualidade da água para banho de piscina.

Deve-se ter especial cuidado nos dias muito quentes, para não ocorrer superaquecimento da água. Nesses casos, é recomendável manter uma integração com o chuveiro elétrico, sendo possível misturar a água fria com a água quente, em uma temperatura ideal para todos os usuários.

O mesmo vale para os dias chuvosos e nublados, com pouca incidência de raios solares. Nesses casos, diferentemente dos dias muito quentes, o aquecimento da água pode ser falho. Por esse motivo, é sempre bom manter os sistemas elétricos e solares integrados, para que não haja problemas com a temperatura da água.

Outras vantagens do sistema de aquecimento

Apesar dos custos com a instalação de placa solar serem mais elevados, o investimento é válido pela significativa redução da conta de energia elétrica por parte das concessionárias.

Em alguns casos, é possível instalar também um sistema que fornece eletricidade para a residência, por meio de um inversor que irá transformar a energia solar em eletricidade.

Além disso, o uso da energia solar em residências, edifícios, comércios, indústrias e demais estabelecimentos, poderá ser uma grande solução para os problemas energéticos da nossa sociedade, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e o aproveitamento de recursos naturais para as próximas gerações.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *