Conheça as formas de cuidado com escritórios de advocacia

Conheça as formas de cuidado com escritórios de advocacia

Foi-se o tempo no qual escritórios era sinônimo de móveis escuros e pesados: atualmente, esses estabelecimentos têm investido cada vez mais em decorações mais modernas, de modo a mostrar a seus clientes que são uma sociedade de advogados alinhada às tendências.

Ao mesmo tempo, também é fundamental que os proprietários se preocupem em criar uma atmosfera profissional, que transmita seriedade.

Do contrário, quando clientes ou talentos em potencial visitarem o local, não conseguirão confiar em sua credibilidade. Assim, a competitividade do negócio ficará comprometida.

 

A boa notícia é que, por mais que unir ambos os princípios seja algo complexo, a tarefa está longe de ser impossível, e pode ser alcançada mesmo sem a contratação de um decorador ou advogado de interior. Confira algumas dicas para isso a seguir:

  1. Pense em alguns cômodos básicos

Independentemente do ramo e do porte do escritório de advocacia em questão, esse estabelecimento sempre precisa ter alguns cômodos básicos. Entre eles, estão:

  • Recepção e sala de espera para clientes;

  • Salas de reuniões;

  • Copa para funcionários;

  • Salas para os sócios.

Felizmente, é perfeitamente possível criar as divisórias necessárias sem interferir na estrutura do edifício, e, consequentemente, no contrato do aluguel.

Uma das opções disponíveis para tal é o gesso: é possível criar estruturas que servem como limite entre um ambiente e outro, que se parecem muito com paredes tradicionais.

 

  1. Valorize a iluminação

Independentemente da finalidade do imóvel em questão, arquitetos e decoradores são unânimes ao afirmar que a iluminação é um aspecto fundamental para que a decoração seja bem elaborada. Do contrário, além de escuro, o espaço ficará pesado, e pode até mesmo parecer menor do que realmente é.

Mais uma vez, há diversas opções para garantir que isso aconteça. É possível, por exemplo, investir nas sancas abertas, onde podem ser instaladas lâmpadas, de modo a dar um apelo mais moderno ao ambiente.

Ainda assim, recomenda-se ter janelas grandes, que permitam o aproveitamento da luz do sol: além de isso valorizar a decoração, essa medida ajuda a economizar na conta de eletricidade, já que haverá uma menor dependência da luz artificial, desde que as persianas sejam mantidas abertas.

  1. Organização é fundamental

Pese à adoção do processo eletrônico nos últimos anos, advogados ainda costumam consultar muitos livros e documentos físicos ao realizar o seu trabalho. Do mesmo modo, pode haver a necessidade de se criar um arquivo com informações a respeito de clientes e processos.

Por conta disso, é fundamental que, ao escolher os móveis para escritório de advocacia privilegiem a organização do espaço. Assim, optar por peças planejadas é uma boa escolha:

Como elas são feitas sob medida para o espaço onde serão instaladas, é possível projetar peças com muitas divisórias internas, que permitam a criação de um arquivo organizado.

Elas também oferecem outras vantagens, como um melhor aproveitamento do espaço e a possibilidade de definir desde a madeira que será usada no projeto até detalhes mais discretos, como os modelos dos puxadores.

 

  1. Não restrinja a circulação

Em escritórios de advocacia, é comum que equipes trabalhem juntas em um mesmo processo. Por conta disso, a tendência é que a circulação de funcionários pelo local seja grande.

Deste modo, recomenda-se que, ao elaborar o projeto decorativo do local, isso seja levado em consideração. Na prática, isso significa que os corredores devem estar sempre desobstruídos e iluminados – ou, a menos, em meia luz, algo permitido pela persiana double vision.

Do mesmo modo, as salas devem ter espaços livres para que as pessoas possam circular por eles sem maiores problemas.

  1. Praticidade é fundamental

Por mais importante que a decoração seja para gerar uma boa impressão em clientes e colaboradores em potencial, há outros aspectos que são igualmente fundamentais para melhorar a reputação de um estabelecimento. Um deles é a limpeza: um local sujo e mal cuidado tende a repelir novos negócios e funcionários competentes.

Assim, é essencial que, ao planejar a decoração de determinado espaço, a praticidade da limpeza e da organização sejam levados em potencial.

Um bom exemplo disso é a escolha do piso: no caso dos revestimentos cerâmicos que exigem a existência de um rejunte, a higienização pode ser complicada.

Entre as alternativas existentes estão os pisos vinílicos, laminados e os cerâmicos mais homogêneos, que dispensam o rejunte ou admitem que ele seja menor.

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