Curiosidades sobre serviços e materiais para estruturas

Curiosidades sobre serviços e materiais para estruturas

O alicerce ou fundação, são estruturas fundamentais na área de engenharia e construção civil. Para que qualquer tipo de obra não sofra instabilidade ou rupturas, permanecendo no lugar, a fundação é fundamental.

Sendo assim, sua função principal é ser uma estrutura que tem o papel de fazer a transmissão de cargas das construções ao solo. É por esse motivo que precisam ser bem resistentes, para que consigam suportar todas as tenções.

Em alguns casos, há necessidade do uso de reforço de fundaçãoou seja, faz-se necessário a realização de uma intervenção em um sistema fundação-estrutura que já esteja pronto, com o objetivo de trazer de volta a sua eficiência e segurança, além de melhorar, também, o seu desempenho ou para que ela possa atender às novas funções.

Uma empresa especialista em gestão de projetos e obras pode indicar esse tipo de serviço quando as fundações já existentes não conseguem suportar toda a carga necessária.

Os indícios desse tipo de estrutura são: deformações que comprometam a segurança, podendo apresentar riscos de rupturas ou colapsos.

O solo onde é feita a fundação precisa ser resistente e rígido o suficiente para não sofrer possíveis rupturas ou deformações que possam comprometer a construção.

Sendo assim, é preciso avaliar qual será a necessidade de uso da fundação, quais os esforços serão depositados sobre ela, as características do solo e os materiais que compõem as fundações. As fundações são caracterizadas e, superficiais, podendo ser rasas ou diretas, e profundas.

Os tipos de fundação mais comuns são:

  • sapata;
  • bloco de fundação;
  • radier;
  • viga de fundação;
  • estacas;
  • tubulões caixões.

Fundações superficiais e fundações profundas

As fundações superficiais podem ser definidas como elementos de fundação em que a transmissão da carga para o terreno ocorre por meio das pressões distribuídas sob a base da fundação.

A profundidade de escavação não passa de três metros. Normalmente, esse tipo de fundação é usada para cargas leves, como residências, ou quando o solo firme.

A sapata é um elemento de concreto armado, nos formatos quadrados, retangulares ou trapezoidais, que são projetados para que as tensões sofridas por ele sejam resistidas também pela armadura, não sobrecarregando só o concreto.

A sapata corrida recebe a carga e faz a sua distribuição linear, enquanto a sapata associada possui vários pilares que não têm os centros alinhados.

O bloco de fundação, diferentemente da sapata, absorve e distribui a carga sem usar armadura. Já o radier é como se fosse uma placa que abrange toda a área da construção, recebe a carga e a distribui em todo o terreno. As vigas compõem os pilares e possuem seus centros alinhados.

Já as fundações profundas fazem a transmissão da carga ao terreno pela sua base, pela superfície lateral ou ainda, através de uma combinação das duas.

Grandes edificações usam esse tipo de fundação, pois podem sofrer ações dos ventos consideráveis. Os tipos mais comuns delas são: estacas, tubulões e caixões.

As estacas são feitas apenas por máquinas e ferramentas, sem contar com a descida do operário. Elas são muito compridas e possui seções transversais pequenas. Normalmente, são feitas de madeira, aço, concreto, etc.

Os tubulões são usados em fundações profundas. Possui formato cilíndrico e, diferentemente das estacas, o operário desce no fim da instalação. Pode ser feito de aço ou concreto e ser ou não revestido.

Os caixões são um elemento em forma de prisma, que concretados na superfície e instalados por meio de escavação. Podem ter base alargada ou não.

Uma perfuratriz de solo é a máquina que tem a função de fazer perfurações em solo ou rochas para produzir um furo ou poço conforme a profundidade necessária. Existem perfuratrizes de pequeno, médio e grande porte, usadas conforme o porte da obra.

Uso de cobertura metálica

cobertura metalica preço vem se tornando comum nos centros urbanos, porque além de serem fáceis de executar, esteticamente bonitas, elas possuem resistência a impactos e aos demais agentes externos.

Uma estrutura metálica traz benefícios para a obra, pois ela já vem praticamente pronta, precisando ser apenas montada no local da obra. Isso faz com que a obra fique mais limpa e organizada quando possui estrutura metalica. 

Ao optar por uma cobertura metálica, é preciso ficar atento ao tipo e qualidade do material, às ligações entre as telhas, ao acabamento e também a segurança que ele oferece.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *