Confira sobre alguns equipamentos utilizados na construção civil

Confira sobre alguns equipamentos utilizados na construção civil

Geralmente, comprar ferramentas e equipamentos para construção civil é um investimento consideravelmente alto.

Pois, para realizar um projeto grande, é necessário uma variedade de matérias e maquinas para o sucesso do projeto.

Por isso, uma eficiente alternativa é optar pela locação desses equipamentos pois além de ser mais econômico, não precisa se preocupar com a manutenção e o armazenamento no maquinário.

Os custos dos ferramentas e equipamentos, outros itens adquiridos são pequenos se comparados à compra e são respectivos ao tempo de aluguel.

Isso garante um controle maior nos custos e maior produtividade.

E ao contrário do processo de compra, o aluguel é rápido e permite flexibilidade para alterar o número de máquinas de acordo com o andamento e necessidade da obra, sem submeter a certas burocracias de financiamento.

Confira os pontos positivos para alugar equipamentos

aluguel de ferramentas para construção civil gera muitos benefícios, como:

  • Maior economia;

  • Flexibilidade tempo de uso;

  • Melhor escolha dos equipamentos;

  • Serviços especializados;

  • Sem preocupação com a manutenção.

Entenda mais sobre o andaime suspenso

Os andaimes são estruturas provisórias extremamente importantes, pois são eles que permitem o acesso a trabalhos em altura, com obras de construção, manutenção ou reforma.

Seu uso é obrigatório e está previsto através da Norma Regulamentadora nº 35 no Ministério do Trabalho como uma medida de segurança.

Eficiente, o andaime suspenso é o tipo de equipamento ideal para agilizar o andamento dos projetos.

São estruturas provisórias que permitem o acesso em alturas de uma maneira eficiente e segura. São capazes de elevar pessoas e equipamentos.

São muito importantes para obras e reformas, porque permitem o acesso em diversos serviços e situações.

Além disso, é a única maneira de garantir a altura e a segurança dos profissionais envolvidos.

O cabo de Içamento tende à torção quando a Plataforma se movimenta, devido as engrenagens que tracionam o cabo durante a subida ou descida do Andaime Suspenso, para que isso não ocorra, devem ser mantidos esticados sob a Plataforma.

Existem diversos tipos de andaimes, que são usados para operações, como reformas, demolições, construções, serviços de limpeza, manutenções, montagens e pinturas.

Para auxiliar os profissionais envolvidos a chagarem nas alturas necessárias para realizar o trabalho. Afinal, desse equipamento é bem imprescindível, tanto na agilidade e praticidade do processo quanto na segurança.

Estaca prancha

estaca prancha é metálica para a escora e a contenção de valas, cavas e taludes e têm sido usadas em obras de contenção.

São muito utilizadas para contenção de terrenos, água de redes de água, esgoto, galerias, dutos enterrados, muros, trincheiras, diques, entre outros.

Ela tem se mostrado uma solução bem mais econômica para um grande número de obras.

A maneira mais eficiente para a sua instalação é a cravação da estaca prancha com o uso de um martelo vibratório.

É possível adequar a solução aos mais variados tipos de construção, desde as mais simples até as mais complexas. Os benefícios são muitos, como: rapidez, possibilidade de retirar a estaca, econômica, versátil e não agride o meio ambiente.

A possibilidade de reuso das estacas é um exemplo de versatilidade do produto. Reduz o volume de resíduos e o consumo de recursos naturais para sua produção.

Alguns equipamentos podem ser usados para a cravação estaca prancha com por exemplo e mais comuns, os atuais martelos vibratórios. Além disso, podem também serem usados martelo hidráulico, perfuratriz, flutuante entre outros.

As estacas prancha são usualmente cotadas para orçamentos pelas dimensões em metros quadrados. A execução é considerada rápida, podendo atingir profundidades grandes.

Entretanto, a cavação provoca muito barulho devido aos batimentos de estacas e é difícil penetração em solos mais duros.

Para a contenção com estacas-prancha, as chapas são cravadas no solo. Eles são interpostos por meio de ranhuras do tipo macho e fêmea, formando paredes verticais. São geralmente cravadas com equipamento bate-estacas.

Quando são aplicadas de forma provisória e são retiradas com um equipamento vibratório após a construção da estrutura. Nesses casos, é recomendado o uso de chapas com furos para facilitar o içamento.

Em um projeto de contenção com estacas, recomenda-se a combinação entre o menor peso/m² possível, para a produtividade na execução e assim, o maior módulo de elasticidade possível, que é a capacidade de um material suportar determinada tensão sem danificar-se.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *