Grandes construções e engenharia estrutural

Grandes construções e engenharia estrutural

A construção civil é um segmento bastante complexo, que requer bastante conhecimento técnico, dedicação e especialização. Seja para a construção de casas ou de estruturas de grande porte, as complexidades e ações, assim como as normas técnicas de segurança podem se modificar, sendo necessário amplo conhecimento na área.

Isso é importante para garantir a segurança do local e, futuramente, dos moradores.

Por isso, este artigo vai tratar sobre procedimentos técnicos que são necessários para garantir a segurança do local, tanto em momentos de construção, como após sua conclusão.

Sobre as construções, este artigo vai trabalhar com as de grande porte, os profissionais que devem atuar na obra, assim como os procedimentos e normas técnicas de segurança que são exigidos.

Se você deseja descobrir mais detalhes sobre essa temática, não deixe de conferir!

O que faz um engenheiro estrutural?

A engenharia civil tem um papel fundamental durante uma construção, a partir do momento que o engenheiro tem a responsabilidade pelo projeto da residência, sua estrutura e demais instalações. No entanto, existem alguns segmentos nessa profissão, inclusive, o de engenheiro estrutural.

Esse profissional trabalha em um segmento da engenharia civil, se tornando o responsável pela construção de imóveis de grande porte, como os prédios, estádios, hospitais, shoppings, dentre outros. Com isso, ele deve lidar com cálculos e a elaboração de estruturas seguras e eficientes.

Mais ainda, esse tipo de segmento possui especialização específica, pois os cálculos dessa construção são mais complexos. Além disso, esse profissional deve:

  • Elaborar os projetos;
  • Realizar os cálculos necessários;
  • Detalhar o tipo de estrutura utilizado;
  • Verificar quais as normas vigentes no local.

É importante que todo esse projeto estrutural seja feito por um engenheiro competente e responsável.

Um dos projetos que podem ser desenvolvidos nesse processo é o projeto estrutural sobrado. Esse tipo de projeto começa com um desenho profissional que segue as Normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e verifica a estrutura por parte das vigas e laje, pavimentação e toda a parte de fundação, garantindo a segurança do local.

Isso é importante porque vai nortear todo o processo de construção em seu aspecto estrutural, o que é tão importante para garantir a eficácia e segurança da construção e o posterior uso do prédio.

Nessa definição, entre o projeto até o inicio da construção de fato, é importante que o engenheiro também esteja atento ao uso dos equipamentos para a obra, como a placa vibratória a gasolina, que ajuda na remoção de areia e do asfalto, até outros materiais como guindastes, empilhadeiras ou pelo uso dos andaimes.

Sistema de aterramento e central de alarme

Falando acerca da estrutura de uma residência ou prédio, é importante pensar em alguns elementos de segurança. Um deles consiste no sistema de aterramento elétrico.

O aterramento é uma ação que consiste no deslocamento de uma carga de energia, geralmente vinda de raios, e que poderia causar sobrecarga e a queima de aparelhos..

Com o aterramento, um dispositivo é ligado à terra, local em que as cargas elétricas perdem sua força.

Esse tipo de ação é bastante comum, principalmente em prédios que demandam o uso de um sistema de para-raios para minimizar os efeitos da descarga.

Nesse sistema os equipamentos consistem em elementos metálicos, que conseguem atrair os raios, deslocá-los e direcioná-los até o solo.

Esse tipo de sistema apresenta benefícios porque evita uma sobrecarga de energia no local, assim como queima e perda dos equipamentos e eletrodomésticos.

Além disso, existem laudos técnicos que precisam ser emitidos para os prédios. Um deles, é o laudo SPDA que é baseado em normas técnicas de segurança, a partir de um laudo de aterramento.

Esse laudo mostra se as instalações para o aterramento elétrico estão corretas, garantindo ainda mais a segurança do local.

Além disso, estar com esse laudo em dia permite que o edifício consiga o AVCB, que é o Auto de vistoria do Corpo de Bombeiros.

Somente a partir desse documento é possível que o prédio funcione, mostrando que o local também conta com um sistema de segurança diante de incêndios.

Outro tipo de sistema bastante interessante é a central de alarme de incêndio endereçável. Ele faz parte das instalações elétricas, que devem ser feitas por uma equipe técnica e profissional.

Esse tipo de sistema é uma central que, por meio de um dispositivo, consegue proteger o local de surtos elétricos. Com isso, existe uma proteção da casa e dos equipamentos e eletrônicos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *