Itens para ter uma casa mais sustentável

Itens para ter uma casa mais sustentável

Nos dias de hoje, se discute bastante sobre a questão da sustentabilidade ambiental dentro das residências. Trata-se de uma prática importante, pois, além de ser boa para o meio ambiente, gera benefícios nas contas dos moradores no final do mês. É nessa lógica que entram as energias renováveis.

Esse tipo de energia recebe tal nome pois são formas não danosas ao meio ambiente de obter energia.

Nesse sentido, inserem-se como energias renováveis, por exemplo, a energia solar, energia nuclear, energia eólica e a energia hidrelétrica.

Neste último caso, existem muitas controvérsias a respeito do impacto da energia hidrelétrica para o meio ambiente, visto que, ao contrário do painel fotovoltaico, a construção de uma usina hidrelétrica requer a derrubada de florestas e o alagamento de grandes partes de terra, bem como a retirada da fauna, da flora e de povos que vivem na região.

Assim, serão abordados os principais itens da atualidade para a obtenção de resultados mais sustentáveis dentro de casa, tais como:

  • Os painéis solares;

  • Os geradores de energia solar;

  • Os aquecedores a vácuo;

  • O uso adequado de condicionadores de ar.

O que é um painel solar?

Um painel fotovoltaico, também conhecido simplesmente como painel solar ou pelo nome placa de energia solar, é um equipamento muito utilizado para realizar a conversão da energia proporcionada pela luz do Sol em energia elétrica.

Para tal função, um painel é constituído por uma série de células solares, também conhecidas como células fotovoltaicas, estruturas responsáveis por captar a luz do Sol e gerar uma tensão elétrica.

Assim, tais células funcionam por meio do efeito fotovoltaico, um efeito físico capaz de produzir uma corrente elétrica por meio da captação de energia solar.

Nos dias atuais, obter um painel fotovoltaico é algo caro, fazendo com que tal opção de obter energia seja vista como pouco rentável e pouco eficiente.

Todavia, obter energia elétrica solar a partir de um painel fotovoltaico é visto como uma energia renovável, ou seja, uma energia que não prejudica o meio ambiente, diferentemente do que ocorre com outras energias, como a energia termoelétrica.

Isso porque, a energia termoelétrica exige a queima de combustíveis fósseis, responsáveis por lançar gases tóxicos na atmosfera terrestre, para produzir eletricidade.

Por essa razão, o uso de painéis solares vem crescendo cada vez mais, bem como o custo de obtenção dos combustíveis fósseis, fato que colabora para a popularização do painel solar fotovoltaico.

 Mais ainda, é importante mencionar que a longo prazo o valor pago tem alto retorno na redução da conta de energia e mais bem-estar para os moradores.

Os benefícios do gerador de energia solar portátil

Existe, também, a opção uma opção mais barata para a utilização de um painel fotovoltaico para todos os tipos de casa: o gerador de energia solar portátil.

Esse kit acompanha o gerador e todos os seus componentes, bem como um jogo de painéis solares, para uso em redes elétricas de fácil instalação e com preço muito reduzido em comparação com os modelos de painéis comuns, instalados nos telhados das casas.

Aproveitando a luz do Sol: aquecedor a vácuo

aquecedor a vácuo, também chamado de coletor solar a vácuo, é conhecido por absorver o calor proveniente da luz solar e transferi-lo para a água da rede de abastecimento de uma casa.

Com isso é possível aquecer a água para atividades como tomar banho e lavar a louça sem gastar energia elétrica.

Os coletores solares a vácuo recebem tal nome porque o vácuo (melhor isolante existente) é o isolante térmico responsável por impedir que a água perca calor.

A economia de uma instalação e manutenção corretas

Tendo em vista que o ar-condicionado é um item que utiliza bastante energia elétrica nas casas modernas, é importante que tanto a manutenção quanto a instalação desse equipamento sejam feitas da maneira correta, com o intuito de evitar defeitos que forcem a capacidade do ar-condicionado, gerando mais gastos de eletricidade.

Nesse sentido, indica-se que sejam instalados condicionadores de ar do tipo “split”, já que ele, por ter várias unidades condensadores, dispensa a necessidade da instalação de novos condicionares em cada cômodo de uma casa, proporcionando uma economia energética.

A importância da limpeza de ar condicionado split

Na mesma linha é extremamente importante que a limpeza e a manutenção do ar condicionado split seja feita de maneira preventiva e não no momento em que ele apresentar algum problema específico.

Muitas pessoas incorrem ao erro de realizar a manutenção ou a limpeza do ar condicionado split somente quando ele está apresentando algum odor ruim, filtros escuros, pingos ou quando ele não está resfriando o suficiente.

Esses sinais indicam que o ar condicionado split está precisando de limpeza ou de manutenção urgentemente, visto que ele pode apresentar perda total, gastos energéticos ou até mesmo sofrer algum curto-circuito, provocando incêndios.

Nesse sentido, a limpeza do filtro do ar condicionado split pode ser feita pelo próprio usuário. Por outro lado, a limpeza da serpentina das unidades condensadoras e evaporadoras deve ser feita por um técnico especializado e autorizado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *