Confira tudo sobre a manutenção de telhados
Podemos dizer que os telhados são como a tampa de um recipiente. Eles são essenciais para proteger os ambientes de intempéries e possíveis casas de animais, como ninhos de pássaros, marimbondos, abelhas e outros.
Independente do material que forem feitos, eles devem estar sempre adequados às paredes ou estruturas para que sejam capazes de aguentar seu peso.
A instalação de um Telhado industrial consiste em considerar diversos fatores como a interferência de elementos externos tais como antenas, caixas d’água, aquecedores, tamanho do local e outros.
Também é de suma importância reforçar que apenas engenheiros e arquitetos devem fazer a projeção destes telhados, de forma que a instalação seja feita de acordo com o peso da estrutura e que o tamanho do ambiente seja coerente ao telhado.
Após a sua instalação, é recomendável que seja feita uma manutenção periódica e outros cuidados diários como:
- Evitar subir ao telhado pela manhã para evitar rachaduras;
- Limpar as calhas;
- Não deixar acumular folhas e galhos;
- Fosquear os telhados por meio de limpeza ou lixamento;
- Manutenção da pintura feita por profissionais;
- Utilização de tintas específicas e resinas acrílicas para o telhado.
A manutenção é importante, pois além de manter os aspectos visuais, ainda previne outros problemas como desgastes e infiltrações ou goteiras.
O inverno é a melhor época para realizar a manutenção, pois devido ao tempo seco e à menor ocorrência de chuvas, é possível fazer a vistoria ou troca de telhas e realização de pinturas.
Além de todos esses cuidados, ainda é recomendável Impermeabilizar telhado.
Por que impermeabilizar o telhado?
Devido à exposição a intempéries, é importante efetuar a impermeabilização para fazer o estanque e acompanhar as movimentações da estrutura vindas das variações das temperaturas.
Este processo garante a verificação e auxílio no conforto do ambiente, de forma que as temperaturas internas sejam reduzidas.
Caso este processo não seja feito, há riscos de infiltração, corrosão das armaduras, comprometimento da estrutura, desprendimento da pintura e ainda é possível comprometer as instalações elétricas, trazendo ainda mais prejuízos.
É possível fazer a impermeabilização através de diversos processos, podendo encontrar no mercado produtos como mantas laminadas, asfálticas e líquidas.
Elas são fáceis de aplicar e podem ser utilizadas em qualquer tipo de telhado ou telhas. No entanto, se o telhado for de cerâmica, existe um impermeabilizante específico que deve ser utilizado.
A manta asfáltica, é um exemplo de impermeabilizante, e possui em sua composição uma base de asfalto, onde são misturados diversos itens, como o poliéster, os polímeros elásticos e o alumínio, que garantem a proteção do telhado contra umidade e raios UV.
Ela é altamente indicada para locais expostos a mudanças constantes de temperatura.
Já a Tinta impermeabilizante ou manta líquida, possui polímeros acrílicos sem solventes e composição à base de água. Não prejudica a saúde e nem a textura das mãos, bem como pincéis ou rolos para aplicação.
Ela pode ser manuseada por qualquer pessoa, não exige um profissional para ser utilizada na aplicação do produto. Após a sua secagem, cria uma camada fina de proteção, que é elástica e de alto aproveitamento.
Como manter a integridade de um telhado?
É importante lembrar que, assim como os outros processos, a impermeabilização é altamente importante para a Manutenção de telhados industriais.
Por oferecer uma “camada” a mais de proteção ao telhado, ela se torna um processo benéfico para manter os telhados em boas condições e sem sofrer com as temperaturas.
Ainda falando sobre os telhados, existem diferentes tipos e modelos que podem ser encontrados pela internet.
O teto retrátil proporciona um aspecto visual mais agradável ao ambiente, pois além de iluminar o ambiente, também favorece a ventilação do local, possibilitando uma área mais confortável de se ficar. Ele também pode ser chamado de Telhado abre e fecha.
Sendo assim, é importante que a sejam feitas vistorias dos telhados industriais para que eles possam ter maior duração e não sejam desgastados ou que não venham a sofrer com corrosão ao longo do tempo.
Devemos procurar por empresas especializadas e fazer periodicamente a Manutenção para telhado industrial, de forma que ele possa durar mais, oferecer satisfação aos proprietários das indústrias e maior segurança para o ambiente.
Além disso, oferecer maior conforto aos funcionários que atuam na indústria também é importante, visto que trabalhar num local com manutenções frequentes passa maior segurança aos trabalhadores.