Normas e laudos essenciais para construções

Normas e laudos essenciais para construções

Todo tipo de trabalho, do mais simples ao mais complexo, exige do empregador e do funcionário seguirem normas de segurança para o próprio bem.

Contudo, existem profissões e afazeres que exigem uma segurança muito maior, pelo risco grande à saúde e à vida, que oferecem.

A segurança do trabalho é, extremamente, indispensável para as tarefas, pois assim, preserva a vida e a saúde da pessoa que está se arriscando para realizar a função.

Para obter o direito do funcionário ter essa segurança vinda da empresa em que trabalha, os Poderes Legislativos e Judiciários redigiram leis que dão suporte e segurança aos funcionários.

Normas para a segurança do trabalhador

As normas regulamentadoras são de extrema importância para a preservação da saúde e vida do trabalhador, fazendo com que essas medidas de segurança sejam obrigatórias de serem exercidas, tanto para quem está se sujeitando quanto para a empresa, que deve prezar pelo bem-estar de seus funcionários.

Ao todo, são 36 normas aprovadas pelo Ministério do Trabalho, assegurando todo tipo de trabalho, que corra riscos sérios até pequenos riscos, pois se acontecer algum acidente com o empregado e a empresa não estiver dentro dessas normas, o funcionário pode processar a empresa por não ter dado suporte para evitar o ocorrido.

Entretanto, caso o funcionário não estivesse usando equipamentos para prevenção, por opção, e a empresa não cobrou isso dele, ambos levam multas, já que as normas são previstas por Leis Federais para proteger e cobrir o empregado.

Em junho de 1978 o Ministério do Trabalho aprovou e regulamentou tais normas, a fim de reduzir os acidentes e a fragilidade da saúde nas indústrias e empresas.

Confira abaixo as vantagens das normas para o empregador e para o empregado:

  • Maior segurança;
  • Menos acidentes;
  • Menos riscos à saúde;
  • Trabalhador protegido pelo Ministério;
  • Melhor eficácia durante o trabalho;
  • Menos burocracia à empresa.

As normas regulamentadoras valem para qualquer tipo de empresa, sendo ela privada ou pública, tendo sido redigidas pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).

O treinamento nr 10 consiste na norma 10, que requisita, na área de segurança da eletricidade, uma série de procedimentos para prevenção de incidentes.

A lei foi implementada em 2008, pois percebeu-se um aumento crescente e repentino de usos da energia elétrica para eletrodomésticos, internet e luz, então, para dar mais segurança aos trabalhadores que interagem com a rede elétrica, prevenindo o risco de choques e curto-circuitos, a norma foi, devidamente, estabelecida.

A norma se aplica a todo funcionário que produza, monte, opere ou que realize a manutenção de redes elétricas, sendo de empresas particulares ou públicas. O regulamento deve ser seguido com retidão para não ocorrer grandes problemas.

Os riscos para quem trabalha com fiação e eletricidade são enormes, visto que um acidente nessa área pode prejudicar seriamente a saúde, além de causar lesões pelo corpo de quem está manuseando.

Além disso, o choque elétrico é, extremamente, perigoso, podendo levar uma pessoa à morte, em segundos.

Por isso, é necessário que o profissional que trabalha nessa área esteja se atualizando em relação às normas de segurança, além de observar como ser mais precavido com as redes elétricas.

Já o treinamento nr 13 é norma número 13, para trabalhadores que operam caldeiras, vasos de pressão e tubulações, e exige outros procedimentos de segurança para o bem-estar dos funcionários.

A lei foi aprovada em 1978, por conta dos inúmeros acidentes que ocorriam nas indústrias. E, a partir disso, visando uma melhor qualidade de trabalho, a lei foi implantada.

A norma é de extrema importância para que o funcionário siga os requisitos mínimos de segurança quando estiver operando uma caldeira entre vasos de pressão e tubulações, já que os riscos à saúde, por conta do vapor tóxico, ou queimaduras e explosões pelo registro de pressão, são de grandes proporções.

Por esse motivo, é necessário e obrigatório utilizar todos os equipamentos de segurança que a indústria fornece, além de um treinamento especializado em operações desses maquinários e de procedimentos de preservação.

O laudo para garantia de segurança

Para o bem-estar e segurança da população, normas de segurança à população foram criadas. O laudo aterramento spda, ou apenas para raio, tem por objetivo garantir a segurança contra descargas elétricas em prédios ou residências.

As inspeções de spda têm o dever de melhorar os sistemas de proteção contra descargas elétricas, cumprindo todas as regras regulamentadoras.

O laudo descreve toda a inspeção do lugar, descrevendo os resultados da inspeção técnica e se há alguma falha para ser reparada.

Todos esses procedimentos citados acima são necessários para a segurança e para garantir que o para raio sempre esteja funcionando na residência ou prédio, pois a descarga elétrica oferece muito perigo à vida das pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *