Segurança, acessibilidade e proteção de ambientes

Segurança, acessibilidade e proteção de ambientes

A segurança e a proteção de um ambiente residencial, seja em condomínio, prédio ou casa, deve ser uma das prioridades dos moradores.

Essa ação é importante pois contribui para evitar que acidentes ocorram, assim como outros problemas como roubos, furtos e ação de pessoas criminosas.

Por conta disso, existem dispositivos que contribuem para o controle e o monitoramento da segurança que vão desde ações para inibir a ação de criminosos, assim como dentro de casa, ter elementos que garantam a segurança e o bem-estar das pessoas que vivem no local.

Dispositivos para garantir a segurança externa

A parte externa do imóvel costuma gerar grande preocupação nos moradores, sobretudo, no que se refere a ações de inibir que o local seja roubado ou assaltado.

A ideia é dificultar ao máximo a entrada de pessoas não autorizadas ou mal intencionadas no local. Por isso, garantir a monitoria deste espaço residencial é fundamental para inibir a ação de criminosos.

A primeira estratégia recomendada diz respeito à instalação de câmeras de segurança para as áreas externas, com controle residencial ou via smartphone.

Com isso, o cliente consegue monitorar toda a movimentação em sua rua ou avenida. A instalação de cercas elétricas também contribui para assegurar uma maior proteção, inibindo ações como saltar o muro para adentrar o imóvel.

É possível, com uma empresa terceirizada de segurança, obter o sistema de controle de acesso, que envolve tanto as câmeras como a cerca elétrica, integrando com um monitoramento dessa empresa.

Este sistema de segurança também pode ser instalado também para os ambientes prediais, no qual uma empresa de segurança é terceirizada para realizar o controle de quem deseja entrar no local.

Inclusive, uma estratégia que pode ser utilizada nos condomínios, é utilizar o sistema de portaria inteligente, por meio da instalação do sistema TAG portaria.

Neste caso, um porteiro físico não fica no ambiente predial, sendo que o local é monitorado por câmeras e os moradores possuem uma TAG para entrar.

O ambiente interno também precisa de atenção

Além de toda a proteção que o ambiente residencial externo merece, é fundamental termos atenção também com o espaço interno da casa. Isso representa dizer que existem ações que podem garantir o conforto e o bem-estar, prevenindo acidentes, quedas ou doenças.

Uma delas é a instalação de uma tela de proteção, sobretudo, do gancho para rede de proteção. De modo geral, as telas de proteção para o ambiente residencial são fundamentais para evitar acidentes com crianças e idosos, assim como quedas de animais de estimação, ou até mesmo, que eles fujam.

Além disso, o uso dessa tela com gancho para tela de proteção também conseguem evitar a entrada de insetos e vetores de doenças.

Acessibilidade garantida para todos

Uma das ações essenciais em ambientes residenciais, ou de prédios, é garantir a acessibilidade para pessoas que possuem alguma deficiência.

A inclusão dessas pessoas é garantida por lei, e por isso toda a obra e a infraestrutura precisam ser adaptadas para as necessidades dessas pessoas.

Para tornar um local acessível, é preciso fazer com que a locomoção das pessoas ocorra sem nenhum tipo de barreira ou dificuldade local, como a vegetação ou rebaixamentos no ambiente. Ou seja, é um conjunto de ações que promovem o deslocamento de pessoas com deficiência de forma segura.

Além disso, é possível adaptar a calçada para que seja acessível para pessoas cadeirantes, com rampas de acesso e calçadas bem estruturadas, assim como instalar pisos táteis para pessoas com baixa visão ou que apresentam deficiências visuais.

Além da adaptação das calçadas, o prédio ou ambiente residencial também podem investir em:

  • Rampas de acesso;
  • Corrimão;
  • Escadas com o piso tátil;
  • Barras de apoio laterais;
  • Banheiros e áreas de lazer adaptadas.

Diante dessas dicas, é responsabilidade do prédio instalar barras de apoio para deficientes em diversos pontos do prédio para facilitar a locomoção, sobretudo de pessoas com deficiência visual ou física.

Isso ajuda na orientação e no equilíbrio, evitando acidentes como quedas. Dentro do apartamento, é possível tornar o espaço acessível também por meio do uso das barras de apoio.

Para isso, é possível instalar uma barra para banheiro deficiente que ajuda no equilíbrio durante o banho, contribuindo para a segurança e evitando as quedas que podem trazer problemas para a pessoa. Essa é uma forma de prevenção que é necessária e garantida por lei.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *