Tecnologia para o ambiente residencial: o uso da automação
A tecnologia é um elemento que está presente na sociedade e se manifesta por meio de inovações que facilitem o dia a dia e tornem a vida das pessoas mais prática.
O uso da tecnologia, no século 21, está muito associado ao meio digital, com inovações tecnológicas interligadas na rede. Isso afeta diversos setores sociais, tanto no mercado de trabalho, mas também em ambientes residenciais.
Sendo assim, é possível incorporar elementos tecnológicas, digitais e automatizados, dentro desse ambiente residencial.
Por isso explicaremos aqui que é esse processo de automação residencial e quais seriam os elementos tecnológicos possíveis de serem incorporados nesse meio.
O que é a automação residencial?
Já que estamos falando sobre inovação tecnológica é fundamental explicar sobre a importância da automação residencial. O processo de automação das máquinas já é algo muito comum nas indústrias e ambientes comerciais.
Essa atividade se refere há uma programação das máquinas para realização de atividades e um controle a partir de uma central que atua de forma lógica e programável, a partir de comandos técnicos.
Basicamente, um local automatizado significa dizer que naquele ambiente existem máquinas que estão programadas para realizar atividades de forma prática e objetiva.
Dentro do ambiente residencial, isso é possível e agrega diversas qualidades e benefícios ao lar.
O principal é a utilização do tempo gasto na realização das atividades, pois é possível programar a residência para acender e desligar as luzes da casa, assim como ligar ou desligar os equipamentos e eletrodomésticos.
Além disso, é possível deixar programado se regadores para jardim, os equipamentos de cozinha para lavar as louças ou as roupas, acionamento da climatização do local.
Dentre outras atividades que são possíveis de serem realizadas em um processo automatizado. Por exemplo, imagine uma persiana de alumínio para quarto, que é uma cortina bastante moderna e sofisticada, aberta de forma manual.
Com os processos automatizados, sua cortina pode ser também automatizada, ou seja, ela pode ser controlada remotamente ou via controle.
Agregado a esse tipo de serviço está incorporando também, além da tecnologia, muita sofisticação e qualidade de vida para o seu ambiente residencial.
A ligação entre o projeto elétrico e a automação
Um dos primeiros passos para quem deseja instalar um sistema automatizado em sua residência é investir em um projeto eletrico bem estruturado. E isso começa desde a construção ou reforma do imóvel.
Nesse momento, contar com o apoio de um engenheiro elétrico que tenha conhecimento e especialização a respeito dos procedimentos automatizados é fundamental para que as instalações elétricas da sua residência sejam seguras.
Como a eletricidade é um elemento básico para o funcionamento residencial, assim como para as ações automatizadas, é fundamental estar atento a esse procedimento incluindo a instalação equipamentos de segurança.
Isolamento acústico
Outra dica importante sobre esse processo de incorporar sistemas tecnológicos e automatizados em sua residência, diz respeito à sonorização de ambientes residenciais.
O lar é um ambiente de descanso e de descontração familiar e entre amigos. Porém, muitas vezes esse descanso e relaxamento é interrompido por conta de sons externos que entraram na residência.
Por isso, pensar na sonorização do ambiente residencial é fundamental para garantir qualidade de vida para os moradores.
Isso quer dizer, instalar um sistema de isolamento acústico residencial, que consiga abafar o som externo e trazer mais “silencio” para dentro de casa.
Isso pode depender desde:
- A escolha do telhado;
- O uso de mantas de alumínio no revestimento;
- A escolha do material de impermeabilização;
- Um revestimento maior das paredes pensando na parte acústica.
Equipamentos tecnológicos ao seu dispor
Além dos equipamentos automatizados que citamos nesse artigo e de todos os benefícios que isso pode agregar no seu dia a dia, vale a pena falar também sobre uma dica de energia sustentável para sua casa.
Como já falamos, nesse artigo, a energia elétrica é um dos elementos fundamentais para o funcionamento de toda a residência. De modo geral, a energia vem de uma usina hidrelétrica. No entanto ela pode vir do Sol também.
Estamos falando do uso da energia solar que pode ser instalada a partir de painéis fotovoltaicos no telhado da sua residência. Esse painel fotovoltaico para ar condicionado ou outros elementos, captam a luz solar e energia vinda do sol e transformam em energia elétrica.
Isso representa uma redução na conta de energia e ainda, uma ação sustentável, utilizando uma fonte de energia que seja limpa e renovável.