Tipos de estufa e suas construções

Tipos de estufa e suas construções

Se você tem a intenção de profissionalizar o seu jardim ou abrir algum comércio que envolva plantios, é bem possível que esteja pensando em implantar uma estufa no seu projeto e isso é, com certeza, um dos melhores equipamentos que você poderá ter para melhorar e controlar o plantio.

Mas também surgem muitas dúvidas a partir desse passo, como existem muitos tipos e modelos deste produto é preciso realizar uma pesquisa sobre qual demanda você quer atender (ou quais plantas você deseja cultivar na sua casa) e qual modelo de estufa se adequará.

Para elucidar pontos referentes aos assuntos, este artigo abordará várias informações que envolvem o plantio, desde as estufas até as gramas e alguns outros equipamentos que serão importantes para esse ramo.

Cuidando do seu jardim vertical

Uma opção de decoração que chama muita atenção é o jardim vertical, isso porque é uma proposta moderna e muito simples de fazer. Neste cenário, não apenas residências, mas também diversos espaços comerciais e empresariais têm aderido essa opção.

Quais vasos posso utilizar?

Os vasos para jardim vertical são muito variados, e alguns distribuidores até fornecem vasos adaptados, que tenham um formato adequado ou uma cor específica.

A opção da maioria das pessoas é pelo cobogó, que consiste em uma estrutura que realmente substitui a parede, normalmente feita de concreto e parece uma colmeia, cheia de furos onde, em cada um, é possível inserir alguma planta.

O cobogó tem um efeito visual incrível, além de ser instalado de forma muito simples, normalmente feito com partes pré-montadas.

Quais suportes utilizar?

Além dos vasos, o suporte para jardim vertical conta muito visualmente. O suporte será a peça responsável por realizar a fixação do vaso ou da planta diretamente na parede, existem no mercado alguns suportes mais simples e elegantes até alguns mais robustos para grandes plantios.

É muito importante escolher o suporte adequado, pois um equipamento que não seja adaptado pode acabar cedendo e derrubando a planta no chão, então é muito importante avaliar o peso da planta e escolher uma estrutura que se adequará a ela.

É indicado utilizar grama?

A grama mais indicada é a esmeralda, pois ela possui um processo de instalação extremamente simples e se fixa de forma natural entre as suas bases.

Além disso, é possível adquirir a grama esmeralda atacado, o que reduz de forma considerável o valor da unidade, deixando o produto muito mais acessível.

Esse modelo de grama apresenta resistência, o que é um benefício muito procurado, pois as suas bases são extremamente fortes e caso exista muita circulação de pessoas no ambiente não irá prejudicar o design que a grama proporciona ao ambiente.

Além disso, é recomendado sempre se consultar com algum produtor de grama esmeralda para que ele possa criar um projeto de implementação no seu jardim que atenda às suas necessidades, fique esteticamente bonito e, além de tudo, reduza os custos com a compra e aplicação da grama.

Como editar a estufa?

Uma das grandes dúvidas é sobre como editar a estufa, é possível criar diversos tipos de estruturas que auxiliarão as estufas agrícolas na sua produtividade, desde pequenas coisas até estruturas de suporte e armazenagem de plantio.

A estufa pode ser feita de diversos materiais, mas os principais são:

  • Vidro;

  • Materiais sintéticos;

  • Plásticos revestidos;

  • Certos tipos de fibras.

A escolha dependerá muito do foco do seu jardim, mas praticamente qualquer um desses materiais atenderá as necessidades básicas da estufa.

Além disso, será preciso pensar em qual filme plastico para estufa será utilizado, este material tem muitos modelos do mercado, os que reduzem a luminosidade ou o calor.

Desse modo, para escolher o melhor modelo desse produto será preciso entender quais os plantios que serão produzidos na estufa.

Por fim, é preciso pensar no sistema de irrigação, e esse quesito é muito importante, isso porque existem plantas que precisam de água periodicamente e outras que podem passar várias horas sem água, o mais recomendado é sempre tentar automatizar esse processo.

Tendo um sistema de irrigação que tenha um timer que você possa programar e que leve a água por meio de tubos galvanizados, porque, em muitos casos, a adubagem pode ser inserida através da água, e sendo assim as tubulações precisam aguentar a passagem do material sem se deteriorar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *