Tipos de piso do mercado e suas vantagens

Tipos de piso do mercado e suas vantagens

Ao contrário do que muitos pensam, escolher o piso que será instalado em determinado cômodo é muito mais do que uma questão simplesmente estética: o revestimento escolhido também tem muita influência sobre o conforto ambiental.

Por esse motivo, a opção entre um ou outro material deve ser feita com base em variáveis como:

  • Trânsito de pessoas pelo cômodo;

  • Presença de umidade;

  • Presença de itens pesados, como móveis ou equipamentos;

  • Desempenho termoacústico de cada material.

A boa notícia é que, como existem várias opções de pisos no mercado, não vai ser difícil encontrar um modelo que seja o mais adequado para o seu espaço, deixando-o bonito e funcional.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira alguns tipos de pisos disponíveis no mercado, bem como os benefícios proporcionados por cada um deles.

  1. Piso laminado

Entre todos os materiais disponíveis para revestir o chão de imóveis, a madeira é um dos mais nobres. Bonita, atemporal e resistente, ela é um ótimo investimento para quem quer um piso versátil e com boa vida útil em uma casa ou empresa.

O problema é que todas essas vantagens têm seu custo: o piso de madeira tem um preço bastante elevado, inviabilizando seu uso para algumas pessoas.

Por conta disso, o mercado desenvolveu outras opções de revestimentos também feitos com base nela, mas que têm um custo mais baixo e, assim, cabem no orçamento de mais pessoas.

O piso laminado é um deles. Como o seu próprio nome dá a entender, ele passa por um processamento industrial, no qual é reduzido a lâminas mais finas, reduzindo seu custo para o consumidor.

Deste modo, ele herda boa parte dos benefícios proporcionados pelo piso de madeira natural, com o diferencial de ser mais leve e fácil de instalar. Entretanto, é preciso ter em mente que, como ele é mais fino, não tem o mesmo potencial de isolante acústico que o modelo clássico.

  1. Piso de porcelanato

O Brasil é um país cujo clima é majoritariamente tropical. Na prática, isso significa que os termômetros atingem altas temperaturas durante boa parte do ano, independentemente da estação.

Por esse motivo, ao escolher um revestimento para casa ou para escritório, muitas pessoas buscam um piso que ajude a refrescar o ambiente.

A boa notícia é que há uma maneira simples de se obter esse efeito: investir na colocação de porcelanato. Como esse piso é feito de cerâmica, ele não absorve calor, fazendo com que o cômodo fique mais fresco.

Além disso, ele é resistente, está disponível em várias cores e texturas e é fácil higienizar, sendo adequado tanto para residências quanto para estabelecimentos comerciais.

  1. Piso intertravado

Normalmente, as pessoas adiam a troca do piso de determinado local por uma série de fatores. O custo, o contratempo e a desordem causados são alguns deles.

No caso desse último fator, a principal preocupação é em relação com a argamassa usada para fixar o novo revestimento, já que ela pode respingar e sujar o ambiente.

Felizmente, existem alguns modelos que dispensam o uso dessa substância, já que são fixados de outra maneira: é o piso intertravado.

Quando ele é feito de vinil, por exemplo, pode ser usado em espaços internos (até mesmo em cômodos “molhados”, como a cozinha e o banheiro), sem a necessidade de remover ou danificar o contrapiso.

Também é possível achar pisos com esse tipo de encaixe que são feitos de concreto, sendo, assim, apropriados para áreas externas, como garagens abertas, estacionamentos e jardins.

Vale ressaltar que, como esse revestimento está disponível em diversos materiais, o piso intertravado preço pode variar sensivelmente, principalmente, devido ao fator matéria-prima. Por esse motivo, é muito importante fazer uma pesquisa de valores antes de optar pela instalação dele.

  1. Piso drenante

Enchentes são algo cada vez mais comum no Brasil. O principal motivo por trás disso é o uso excessivo de revestimentos impermeáveis, que dificultam o retorno da água à natureza e fazem com que elas se acumulem nas ruas.

Felizmente, existe uma maneira de equilibrar a permeabilidade do solo com a praticidade de um revestimento: piso drenante comprar. Como o seu próprio nome diz, ele é um piso que permite a drenagem da água, fazendo com que ela retorne ao solo. Assim, as chances de enchentes caem consideravelmente.

  1. Piso de granilite

Atualmente, o piso de concreto está em alta. Afinal, ele é simples, versátil e fácil de instalar, aumentando sua procura tanto em residências quanto em empresas.

Apesar disso, nem todas as pessoas sabem que há um revestimento semelhante, mas ainda mais vantajoso, que é o piso de granilite.

Seu diferencial é o fato de que ele contém minerais em sua composição, aumentando sua resistência e reduzindo a necessidade da restauração de granilite.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *