Como e por quê investir em segurança do condomínio

Como e por quê investir em segurança do condomínio

Cada vez mais as grandes cidades, e, até mesmo, as pequenas, contam com o horizonte dominado por edificações dos mais variados tamanhos, cores e formas.

Os prédios acabaram se tornando o tipo de moradia, ou, inclusive, de trabalho, ideal para a sociedade contemporânea, devido a muitas questões, principalmente pela economia de espaço nos meios urbanos.

Uma coisa muito interessante sobre os prédios residenciais é que eles promovem um maior convívio social, pois é possível formar pequenas comunidades que funcionam bem devido às regras de convivência que devem ser seguidas.

Além disso, para quem vive nesses locais é uma boa vantagem devido à limpeza geral da área, que é feita através de serviços terceirizados.

Quando comparados a casas convencionais, também há uma grande economia das contas. Ainda que seja necessário pagar uma mensalidade ao condomínio, os gastos extras com manutenção e de uso de outros serviços acabam sendo compensados.

Ideal para quem não necessita de lugares muito espaçosos para viver, os prédios ainda contam com espaços de lazer que podem ser muito proveitosos para reuniões familiares e para as crianças que desejam brincar.

Uma grande vantagem é, sem sombra de dúvidas, a questão da segurança. São diversos os dispositivos para garantir que todos os habitantes estejam seguros dentro daquele espaço. Entre eles, cabe citar:

  • portões;
  • guardas particulares;
  • monitoramento;
  • controle de entrada e saída;
  • câmeras;
  • entre outras coisas.

É mais difícil, inclusive, que invasores entrem nos apartamentos, pois não é fácil acessar as janelas e até chegarem aos corredores é necessário passar por muitos equipamentos de segurança. Confira algumas estratégias que podem deixar as pessoas ainda mais seguras.

 

Monte um muro com jardim

 

O jardim vertical é uma boa forma de impedir que potenciais invasores possam subir os muros de proteção, uma vez que suas paredes estarão cercadas de plantas. Além disso, ele é bonito e serve de enfeite.

A construção deste jardim ainda requer a elaboração de um maior recuo. Ele servirá de canteiro, de forma que os invasores em potencial teriam que se adentrar na terra para, depois, tentar fazer a subida do muro.

Uma boa dica para que esta técnica seja aplicada de modo ainda mais eficaz é que as plantas não possuam galhos tão resistentes, de forma que elas não possam ser usadas como escadas, e que tenham alguns espinhos para dificultar a movimentação de pessoas no meio delas.

É possível fazer um orçamento de paisagismo levando em conta todas estas considerações em empresas, tanto por internet quanto em negócios que funcionam no âmbito físico.

Use redes

 

Lugares altos, principalmente, não conseguem ser protegidos com a construção de muros, pois seria uma obra muito grande e que prejudicaria o campo de visão dos moradores, além de se tornar uma estética não muito agradável.

Assim, o ideal é usar redes de proteção nessas áreas. Ela deixará as pessoas mais seguras sem prejudicar a vista para o lado de fora que elas queiram ter.

A rede de proteção para campo de futebol é um desses exemplos. Ela deve ser devidamente colocada no alto da quadra, como se fosse uma espécie de telhados, de forma que ela protegerá as pessoas de invasões e evitará que a bola vá parar do lado de fora.

É imprescindível que estas áreas sejam verificadas também, pois muitos invasores podem tentar tirar o proveito da parte de cuidados para conseguir entrar sem que ninguém perceba.

 

Um controle de acesso mais efetivo

Contratar um porteiro, apenas, não basta para deixar os moradores mais seguros e para fazer o controle de entrada e saída eficaz dos visitantes no edifício. Ainda que ele faça o serviço de informar aos condôminos quem se identificou na porta e permitir o seu acesso somente quando for liberado, é interessante registrar quem passou por ali.

controle de acesso informatizado é um sistema bastante eficiente e informatizado que poderá salvar o rosto do visitante e armazená-lo no software, além de ser possível agregar informações como número do documento, telefone de contato, entre outras coisas. Assim, caso essa pessoa tente fazer algo, é fácil identificá-la.

Também deve ser instalada uma catraca ou um portão em diferentes níveis. Dessa forma, o visitante pode entrar nas instalações do prédio enquanto o porteiro verifica se ele pode subir, porém ele permanece impedido de ir até as áreas comuns do prédio.

Ele ficará preso entre duas portas que impossibilitará o seu acesso a outras áreas e de fugir, caso ele tente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *