Confira sobre a energia e aquecimento solar

Confira sobre a energia e aquecimento solar

A energia solar térmica caracteriza-se por uma tecnologia que converte a energia solar em energia térmica, diferente da energia solar fotovoltaica, que tem como resultado a conversão de energia solar em energia elétrica.

A partir disso, a energia solar térmica permite o aquecimento solar de água em diversos sistemas como comerciais, prediais e residenciais.

A energia térmica resultante da conversão da energia solar por meio de uma conversão de radiação eletromagnética vinda do sol, em energia térmica, é originada através dos coletores, que podem ser denominados também como painéis solares.

Existe uma abrangente variedade de coletores que podem variar entre níveis de eficiência de energia convertida. Assim, há um coletor específico para cada uma das finalidades que possam vir a aparecer.

Como funciona?

Por meio de aletas de alumínio ou cobre de cores escuras (sendo estas necessárias para que a radiação solar seja absorvida em uma quantidade maior), os painéis captam a radiação e transforma-na em calor, sendo este absorvido por via do líquido que fica dentro dos painéis.

Em seguida, através de tubos isolados, o calor é então transportado por meio de um bombeamento de forma que chegue ao reservatório térmico ou boiler (comumente conhecido como um reservatório de água quente).

Este, por sua vez, é constituído por um material isolante a fim de impedir que a água resfrie e seja fornecida mesmo em casos que não haja sol.

Em relação ao retorno de investimento na energia solar térmica, este pode variar em torno de 18 a 36 meses. O aquecedor solar possui uma vida útil de cerca de 240 meses, tornando-se econômico e vantajoso.

Além disso, este recurso de aquecimento da água é econômico já que dispensa que o aquecimento da água seja realizado através de energia elétrica, e também não gera resíduos para além da placa solar, preservando o meio ambiente.

Reduz ainda impactos ambientais, pois não recolhe gás carbono dos consumidores, reduzindo a emissão por escolher uma forma de ter água quente via redução do consumo de energia elétrica.

O que é um gerador de energia solar?

Caracteriza-se por gerador de energia solar o dispositivo em que a energia elétrica é gerada via conversão da energia do sol. Este processo é denominado de energia fotovoltaica.

Devido a fatores ambientais como aquecimento global ocasionado pelo consumo desenfreado de combustíveis fósseis e aumento da conta de luz, a opção de gerar energia solar tem se tornado uma excelente escolha na produção de energia elétrica via luz do sol.

O gerador fotovoltaico existe em diversas utilidades, em sua maioria é utilizado na geração de energia elétrica própria em empresas e residências, visando assim a diminuição do valor da conta de luz, fazendo uso do gerador de energia solar residencial.

Também é utilizado com menos frequência, apenas para casos de emergência ou em áreas remotas como fonte de energia .

A durabilidade de um aquecedor solar pode levar dez ou mais anos, a depender de fatores como manutenção periódica, que pode ser um processo simples como a limpeza de coletores solar e checagem de sistema.

manutenção de aquecedor solar, desde que realizada de modo preventivo e periodicamente pode evitar diversos contratempos, tais como:

  • Possíveis vazamentos na tubulação;

  • Perda de água.

  • Gastos desnecessários

  • Aumento na conta de energia elétrica

A captação do sol é utilizada em todo sistema de aquecimento solar para ser transformada em energia térmica. Os coletores solar são fabricados de materiais diversos, tendo a utilização de vidro como o principal por conta de sua transparência e sendo este um material importante para a retenção de calor.

Dentro dos tubos do coletor solar, a água que circula é aquecida posteriormente com a ultrapassagem da radiação solar da camada de vidro, por isso um vidro mais transparente será mais eficiente neste processo.

Um coletor solar pode utilizar o material borocilicato, que constitui-se por um vidro específico para aquecedores solar de tubos de vácuo. A limpeza do vidro de um aquecedor solar é essencial para que este seja mais eficiente.

A higienização e manutenção podem ser realizadas de forma simples, sendo indicado a realização por uma pessoa que tenha conhecimento, possuindo os cuidados necessários e estando habilitado para trabalhar em altura com os equipamentos de segurança, porém uma equipe especializada também pode ser contatada para esse tipo de serviço, além de custar pouco uma visita técnica e não tomar muito tempo. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *