Dicas de criação de ambientes planejados

Dicas de criação de ambientes planejados

Quando se trata da decoração, muitos podem se perder devido aos variados tipos de técnicas e estilos hoje empregados na hora de se decorar.

Mas a utilização de móveis planejados para criar ambientes vem se tornando cada vez mais popular por conta das grandes vantagens que os cercam e também pelo fato de facilitarem o projeto de decoração.

Quando se fala em criar ambientes personalizados, automaticamente entramos na área que se refere aos móveis planejados e sob medida. Vamos então entender a diferença entre esses dois tipos de móveis e, em seguida, ver algumas dicas para usá-los.

Qual a diferença entre sob medida e planejado?

A utilização desses dois tipos de móveis varia muito de acordo com a vontade e disposição financeira do comprador. A razão dessa segunda colocação pode ser vista na variação de preço entre os tipos.

De qualquer forma, é muito comum que lojas de móveis anunciem com os dizeres, por exemplo, a “cozinha planejada” ou “cozinha perfeita”, mas afinal o que querem dizer com “planejada”?

Móveis planejados são feitos com base em modulações e medidas estabelecidas na fabricação.

As peças são fabricadas de modo que suas medidas são estruturadas para que se encaixem perfeitamente entre si.

Quando estas chegam às lojas, os modelos destes móveis utilizam programas computadorizados para criar modelos que utilizem essas peças de maneira correta.

A versatilidade desse tipo de móvel é um dos atributos mais importantes; a razão disso se dá pelo fato de que móveis planejados podem ser instalados em qualquer tipo de ambiente e atender às necessidades dos clientes, ornamentando bem qualquer local onde se encontrem.

Os preços de móveis planejados também costumam ser bem mais baixos. Móveis planejados para cozinha costumam beirar à margem de R$500,00 até a casa dos mil.

De qualquer forma, os valores são bem variáveis, sendo possível adquirir móveis por valores ainda menores do que estes.

Móveis sob medida são tipos de móveis feitos com as definições dispostas pelos clientes. Essa modalidade garante um controle maior do tipo de móvel que você deseja para um determinado ambiente.

Um arquiteto geralmente fica encarregado do trabalho de fazer um móvel, e o faz tirando as medidas de toda a área onde será colocado o móvel em si, para que seja feito um encaixe perfeito.

O comprador também tem total comando dos tipos de materiais que serão usados na hora da construção.

Os móveis sob medida costumam ter um preço no mercado mais alto do que os móveis planejados. Esses valores variam de acordo com o arquiteto que foi contratado e também dos materiais que serão escolhidos.

Outro ponto é que os móveis serão feitos a partir do zero, saindo de um projeto de papel, elaborado, especialmente, para aquele ambiente.

A margem de preço costuma ser de mil reais para cima, em alguns casos podendo chegar até trinta mil reais – isso ocorre devido a total exclusividade de obter um produto desse tipo.

Como criar seu próprio ambiente planejado?

Ambientes planejados são ótimas escolhas, visando a nova realidade, que hoje busca cada vez mais aperfeiçoar a utilização de espaço dentro dos ambientes.

Graças a isso, é muito difícil encontrar móveis que se encaixem perfeitamente em apartamentos pequenos, por exemplo.

A parte da cozinha e área de serviço costuma ser bem mais problemática, isso porque geladeiras e máquinas de lavar podem ocupar muito espaço na parede e, às vezes, prejudicar o fluxo no local.

Uma cozinha planejada simples, por exemplo, é o tipo de ambiente planejado que é muito procurado, pois dentro desse projeto costuma vir em alguns armários, fogão e geladeira de tamanhos adequados para um espaço compacto.

Uma alternativa, porém mais cara, é o uso de móveis sob medida. Como já explicado, esses móveis são estruturados com os parâmetros do apartamento em mente, também podendo reduzir o estresse pela busca.

Quanto custa uma cozinha sob medida? Bom, os preços para uma cozinha simples podem girar na casa dos cinco mil reais, e outras mais exuberantes beiram aos dez mil reais.

Ainda assim, esses valores compensam muito, pois a escolha por móveis sob medida é uma escolha confiável.

Outros cômodos também podem ser feitos com planejamento, como é o caso das salas de estar.

Essas locais são de extrema importância para uma casa, pois trarão algumas das primeiras imagens do ambiente para os visitantes.

Outro exemplo são os quartos, principalmente para aqueles que moram sozinhos.

Um quarto planejado solteiro, por exemplo, é projetado para que combine o máximo de conforto e praticidade; existem casos onde indivíduos procuram por camas muito grandes e armários maiores ainda, o que acaba criando um ambiente apertado e sufocante, logo, é pensando nisso que esses quartos são projetados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *