Procedimentos para construção e manutenção do projeto

Procedimentos para construção e manutenção do projeto

Em projetos de construção, todas as etapas e todos os ambientes possuem as suas devidas relevâncias aos seus idealizadores. Isso porque, além dos aspectos estéticos há também os funcionais que são os responsáveis por tornar um projeto belo, prático e útil ao seu proprietários e visitantes.

Assim, tão importante quando os ambientes internos que alocam as pessoas e objetos, são os ambientes externos de um determinado local.

Afinal, é por meio deste que é possível verificar o equilíbrio e harmonia entre a estética e funcionalidade, visto que a área externa torna-se o cartão de visita de toda construção e também tem a função de proteger e resguardar a estrutura e tudo que é alocado em seu interior.

De modo geral, uma estrutura e fachada bem projetada protegem os locais contra:

  • Infiltrações;
  • Rachaduras;
  • Sol forte;
  • Vento constante;
  • Raios;
  • Chuvas;
  • Insetos.

Exatamente por isso que esses espaços precisam ser bem resistente, belos e duráveis – a fim de realizar com excelência as suas atividades e funções.

Para contribuir com isso, há as manutenções que precisam ser realizadas com periodicidade, atendendo as necessidades de cada projeto construído.

Essas manutenções podem ser simples e complexas, tudo isso vai depender das condições e características climáticas, bem como dos materiais e a qualidade deles.

Assim, desde a limpeza a grandes reformas, as manutenções podem ser realizadas, categorizadas e organizadas por períodos – de acordo com as necessidades de cada uma.

Limpezas

A limpeza das áreas externas ocorrem com uma frequência diferente da limpeza de áreas internas. Isso porque o fluxo e a exposição nesses locais é muito maior.

Em estabelecimentos comerciais, na maioria das vezes, a limpeza mais simples, ou seja, aquela responsável pela remoção de poeiras e afins do chão ou calçada ocorre diariamente.

Entretanto, a limpeza de vidros e janelas, que demanda mais tempo, ocorre de maneira mais esporádica.

Devido a exposição ao sol, chuva e vento, a limpeza de fachadas também é algo necessário, principalmente por esse ser um dos principais recursos visuais utilizados para atrair e identificar o local, passando também a imagem do local e empresa diante do seu público.

Quando os estabelecimentos são em prédios, a limpeza de fachadas de prédios são providenciadas pelos síndicos ou responsáveis por manter a organização e funcionamento das estruturas.

Já quando o local não está dentro dessas estruturas, o processo de limpeza e manutenção da fachada é de responsabilidade própria e até mesmo um investimento na organização, preservando a sua imagem perante o público.

É importante ressaltar que o processo de limpeza de fachada de casas e prédios são diferentes, devido as características dos locais que também são diversas.

Por isso também, ambas precisam ser realizadas por profissionais que são treinados e qualificados para exercer essas funções.

Impermeabilizações

Outro processo de manutenção que é aplicado nos telhados e lajes, tanto de casas quanto de prédios e outros empreendimentos, responsável por evitar infiltrações, rachaduras e prolongar a vida útil dessas estruturas é a impermeabilização.

Basicamente, esse procedimento é responsável pelo processo de proteção e extensão da durabilidade da estrutura, podendo ser realizada por diversas técnicas.

Desse modo, pode ser desde massas que podem ser compradas e aplicadas pelo próprio comprador, apenas seguindo as instruções de uso, como há processos mais complexos, com materiais e equipamentos que demandam habilidades técnicas e alguns equipamentos de proteção para não ocasionar acidentes durante seus processos de aplicação.

Pinturas

Tendo um apelo mais estético, a pintura também é uma camada de proteção que contribuir para deixar a estrutura mais resistente e evitar rachaduras e infiltrações, além de tornar a construção mais bonita visualmente.

Aplicada em diversas etapas, a pintura pode ser aplicada em estruturas metálicas.

Nesse cenário, a pintura de estrutura metálica contribui para deixá-la mais resistente aos processos de corrosão, além de permitir a personalização e modificação do cenários, contribuindo para a harmonia e estética do local.

Já no cenários de estruturas de concretos e demais materiais, é preciso considerar a sua extensão e função.

Nesse cenário, algo que influencia muito na escolha das cores é optar por tons que a empresa possui, se for uma construção residencial a cor varia de acordo com a vontade do comprador ou de acordo com as normas dos condomínios – se for em um local fechado.

Outra característica é a textura de parede, que pode variar e, por vezes, para inclusão da tinta é preciso fazer alguns ajustes nessa textura e até criar algumas texturas externas a fim de torná-lo mais bonito ou personalizado.

Assim, além de personalizar os locais e toná-los ainda mais bonitos, eles também podem transmitir ideias e valores das pessoas que trabalham ou vivem naquele local.

Quanto a sua funcionalidade, a pintura externa de casas, prédios e empreendimentos protege e prolonga a vida útil do local.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *