Sistema elétrico de obras deve seguir normas regulamentadoras
As instalações elétricas são uma etapa importante de qualquer tipo de empreendimento imobiliário. Desde os sistemas de fornecimento de energia destinado para uso doméstico, até as grandes indústrias, as concessionárias devem garantir o abastecimento contínuo.
Casos fortuitos, em que a concessionária não tem controle, como eventos naturais, e o desligamento se faz necessário, para a segurança de todos, o restabelecimento de energia deve ser realizado conforme a possibilidade, para não ocorrer um pico de energia, e equipamentos eletrônicos não sofrerem uma pane, com descarga elétrica superior ao suportado.
Por isso, é preciso que um profissional capacitado possa identificar as necessidades de cada imóvel, para que a instalação do sistema elétrico possa atender à iluminação, com lâmpadas em todos os cômodos, e o posicionamento de interruptores e tomadas, de acordo com as características e o uso no dia a dia.
Para cada estrutura, um sistema elétrico
A compra de material elétrico para construção deve ficar sob a responsabilidade de profissionais técnicos, que possam identificar as necessidades de aplicação, em um empreendimento imobiliário, conforme os objetivos de uso, ao final da obra.
Para uma residência, os fios e cabos elétricos podem ter uma bitola específica, para atender à alimentação de equipamentos eletrônicos domésticos, como televisores, aparelhos de som, reprodutores de DVD, geladeiras, chuveiros, microondas e máquinas de lavar e secar.
O setor comercial deve passar por um estudo, para identificar qual a finalidade, e quais os clientes que serão atendidos. Hotéis, motéis e pousadas também contam com equipamentos diferenciados, além de televisores e equipamentos de som.
Muitos oferecem a comodidade do ar condicionado, e a potência dos aparelhos é amplificada, logo, toda a instalação elétrica deve suportar o consumo, principalmente na alta temporada.
Setor industrial deve garantir segurança
O sobrecarregamento de um sistema elétrico pode causar acidentes, seja por um planejamento inadequado ou por uma instalação instável.
Por isso, é preciso que empreendimentos imobiliários tenham o registro de regularização das instalações elétricas, por meio da emissão do laudo NR10.
Este documento tem como objetivo principal proteger toda a estrutura, identificando qualquer risco apresentado pelo sistema elétrico, e apresentar soluções.
Para garantir total eficiência, o trabalho pode ser realizados por diferentes técnicos:
- Engenheiro ou técnico eletricista;
- Bombeiro civil ou militar;
- Profissionais relacionados a primeiros socorros;
- Formados em Segurança do Trabalho.
Todos os procedimentos relacionados a quadros de energia, e sistema elétrico, com carga superior a setenta e cinco quilowatts, as medidas de proteção para os funcionários que trabalham neste setor devem ser tomadas, inclusive com a comprovação de capacitação, conforme determina o laudo de instalações elétricas NR10.
Os equipamentos utilizados nos ambientes de trabalhos, assim como todos os materiais elétricos, devem contar com uma certificação específica, garantindo o pleno funcionamento, inclusive com apresentação da medição e inspeção do sistema de proteção contra descargas atmosféricas.
Ferramentas especiais para instalações elétricas
Para a instalação elétrica em qualquer empreendimento imobiliário, é preciso a utilização de materiais e ferramentas desenvolvidas para este tipo de serviço. Fios e cabos elétricos devem contar com bitola específica para cada tomada, interruptor e rede elétrica.
O martelete para concreto serve para a abertura de canaletas, que passam pelos cômodos de uma casa, por exemplo, e tem grande eficiência neste tipo de tarefa.
O passador de fios também é bastante eficiente, pois permite que a ligação entre um ponto de partida e um ponto de chegada de energia elétrica seja ligado, facilitando o trabalho do profissional que tem como responsabilidade ligar um interruptor a uma lâmpada, por exemplo.
Desta forma, é possível realizar ligações paralelas, permitindo que uma mesma lâmpada possa ser acesa em um tomada, e apagada em outra.
O martelete rompedor para concreto pode fazer a abertura na parede, caso o emboço tenha sido aplicado, realizando um trabalho rápido e eficiente, seguindo linhas tracejadas, para que os fios e cabos elétricos não sofram nenhum tipo de dobra, evitando, assim, que não tenha nenhuma interrupção no fornecimento de energia, por quebra dentro da tubulação de passagem.
O investimento nos equipamentos, para os profissionais que trabalham neste setor, são baixos, e permitem a realização de serviços de forma prática e segura.
O preço rompedor de concreto vai variar, conforme o modelo, pois o mercado oferece marteletes para uso doméstico, comercial e industrial.
Para profissionais do setor elétrico, é preciso verificar a potência do equipamento, no ato da compra, para que possa realizar as tarefas de forma eficiente e com o mínimo esforço.
Por último, é preciso destacar a importância do uso de equipamentos de proteção individual, como óculos de segurança e capacete, para evitar qualquer tipo de acidente de trabalho.