Tudo sobre gestão de resíduos e locação de caçambas

Tudo sobre gestão de resíduos e locação de caçambas

Já não é segredo para ninguém a importância que o meio ambiente e a conscientização ambiental têm ganhado nas últimas décadas. Sem dúvida, uma das áreas mais impactadas por isso foi a da engenharia civil e a gestão de resíduos.

De fato, o gerenciamento ou gestão de resíduos na construção civil diz respeito a um dos pontos mais importantes do setor na atualidade.

Pouca gente sabe, mas o lixo das obras está no topo da lista de maiores poluições do mundo. O que obviamente pode trazer uma série de problemas, tanto para as pessoas como para os animais e vegetações.

Tais lixos e resíduos podem incluir:

  • Tijolos e madeiras;

  • Pedregulhos e areia;

  • Argamassa e cimento;

  • Plásticos e papelões;

  • Aços, ferros e metais em geral;

  • Vidros, gessos e afins.

Neste artigo abordaremos como uma simples caçamba para entulho pode constituir o começo de uma boa gestão, o que além de ser positivo pode evitar multas e demais implicações legais.

Vantagens e benefícios da locação de caçambas

Embora a gestão de resíduos também inclua trabalhos internos de controle de fluxos, e até tabelas com datas e medidas complicadas, o foco dela se concentra nos famosos RCCs ou RDCs.

As siglas representam os Resíduos da Construção Civil, ou Resíduos da Construção e Demolição, respectivamente. De fato, é nos restos de entulhos listados acima que se encontra o maior problema.

O modo mais prático de lidar com isso é, naturalmente, por meio da locação de caçamba de entulho. Além de dizer respeito a algo imprescindível na atualidade, a locação também remete a uma tendência comercial.

Como ocorre no caso de vários outros dispositivos e mesmo equipamentos utilizados pelo setor da construção civil, não faria sentido algum uma empreiteira comprar caçambas e ficar responsável pela manutenção e demais cuidados rotineiros implicados.

Além do mais, não se trata apenas da caçamba em si mesma: também a responsabilidade de fazer a devida destinação do material descartado, o que não é fácil, e cabe à empresa locadora.

De fato, nesse descarte ou desova entram várias regras da ABNT, que é a Associação Brasileira de Normas Técnicas, além de diretrizes do próprio Conselho Nacional do Meio Ambiente, o CONAMA.

Assim, entre todas as vantagens da locação, temos:

  • A empresa responsável faz a instalação;

  • Também é ela quem extrai a caçamba;

  • Ela realiza o descarte/destinação do conteúdo;

  • A possibilidade de suporte a qualquer hora;

  • A otimização geral de tempo de trabalho;

  • A redução de riscos aos colabores/obreiros.

Como funciona a classificação de resíduos?

Outro fator determinante quando se fala em locação de caçamba de entulho é a questão das classificações de resíduos, realizadas pelo próprio CONAMA, a qual cobre o território nacional desde o ano de 2002.

Nessa classificação todos os resíduos são divididos em categorias. Isso ocorre, pois, não apenas a destinação final como o próprio tratamento e transporte desses materiais, depende bastante da natureza de cada um deles.

Seria um desperdício enorme de tempo e energia se as empreiteiras e construtoras em geral tivessem de mobilizar esforços e expertise para lidar com essas questões, as quais não configuram o objetivo principal delas.

O lixo gerado se divide não apenas em resíduos sólidos e líquidos, mas também em subcategorias, tais como:

  • Resíduos como peças e partes pré-moldadas;

  • Recicláveis: plásticos, papelão, metais, gesso;

  • Resíduos inúteis: a reciclagem/tecnologia não aproveita;

  • Resíduos contaminantes e perigosos em geral.

Nesta última classificação é que entram, por exemplo, os materiais radiológicos, comuns a várias frentes de atuação da construção civil, como no caso de indústrias químicas e afins. Mas não apenas.

Trata-se, também, da maioria dos solventes, tintas e óleos que se desprendem de máquinas pesadas ou manobras de trabalho com redes hidráulicas e elétricas.

O papel fundamental dos trucks e dos aterros

Por essas e outras, não é possível falar sobre locação de caçambas e classificação/destinação de resíduos sem falar sobre o papel fundamental do caminhão caçamba truck.

Ao contrário do que se imagina, esse modelo não remete àqueles que coletam caçambas, os quais é comum vermos circulando pelas cidades; e que são chamados de poliguindaste.

No caso do caçamba truck o que se tem é um modelo reforçado que conta com um baú para despejo dos resíduos de que tratamos acima. Isso ocorre pois a construção civil lida com um fluxo muito maior de trabalho.

Assim, embora seja comum uma residência alugar uma caçamba para uma reforma qualquer, e depois vê-la sendo extraída e levada diretamente ao local de descarte, com as empreiteiras não é assim.

Por isso estas últimas precisam do caminhão truck: os detritos são descartados nele primeiro, e depois transportados até receberem a devida destinação, geralmente finalizada em aterros.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *