Tudo sobre gestão de resíduos e locação de caçambas
Já não é segredo para ninguém a importância que o meio ambiente e a conscientização ambiental têm ganhado nas últimas décadas. Sem dúvida, uma das áreas mais impactadas por isso foi a da engenharia civil e a gestão de resíduos.
De fato, o gerenciamento ou gestão de resíduos na construção civil diz respeito a um dos pontos mais importantes do setor na atualidade.
Pouca gente sabe, mas o lixo das obras está no topo da lista de maiores poluições do mundo. O que obviamente pode trazer uma série de problemas, tanto para as pessoas como para os animais e vegetações.
Tais lixos e resíduos podem incluir:
-
Tijolos e madeiras;
-
Pedregulhos e areia;
-
Argamassa e cimento;
-
Plásticos e papelões;
-
Aços, ferros e metais em geral;
-
Vidros, gessos e afins.
Neste artigo abordaremos como uma simples caçamba para entulho pode constituir o começo de uma boa gestão, o que além de ser positivo pode evitar multas e demais implicações legais.
Vantagens e benefícios da locação de caçambas
Embora a gestão de resíduos também inclua trabalhos internos de controle de fluxos, e até tabelas com datas e medidas complicadas, o foco dela se concentra nos famosos RCCs ou RDCs.
As siglas representam os Resíduos da Construção Civil, ou Resíduos da Construção e Demolição, respectivamente. De fato, é nos restos de entulhos listados acima que se encontra o maior problema.
O modo mais prático de lidar com isso é, naturalmente, por meio da locação de caçamba de entulho. Além de dizer respeito a algo imprescindível na atualidade, a locação também remete a uma tendência comercial.
Como ocorre no caso de vários outros dispositivos e mesmo equipamentos utilizados pelo setor da construção civil, não faria sentido algum uma empreiteira comprar caçambas e ficar responsável pela manutenção e demais cuidados rotineiros implicados.
Além do mais, não se trata apenas da caçamba em si mesma: também a responsabilidade de fazer a devida destinação do material descartado, o que não é fácil, e cabe à empresa locadora.
De fato, nesse descarte ou desova entram várias regras da ABNT, que é a Associação Brasileira de Normas Técnicas, além de diretrizes do próprio Conselho Nacional do Meio Ambiente, o CONAMA.
Assim, entre todas as vantagens da locação, temos:
-
A empresa responsável faz a instalação;
-
Também é ela quem extrai a caçamba;
-
Ela realiza o descarte/destinação do conteúdo;
-
A possibilidade de suporte a qualquer hora;
-
A otimização geral de tempo de trabalho;
-
A redução de riscos aos colabores/obreiros.
Como funciona a classificação de resíduos?
Outro fator determinante quando se fala em locação de caçamba de entulho é a questão das classificações de resíduos, realizadas pelo próprio CONAMA, a qual cobre o território nacional desde o ano de 2002.
Nessa classificação todos os resíduos são divididos em categorias. Isso ocorre, pois, não apenas a destinação final como o próprio tratamento e transporte desses materiais, depende bastante da natureza de cada um deles.
Seria um desperdício enorme de tempo e energia se as empreiteiras e construtoras em geral tivessem de mobilizar esforços e expertise para lidar com essas questões, as quais não configuram o objetivo principal delas.
O lixo gerado se divide não apenas em resíduos sólidos e líquidos, mas também em subcategorias, tais como:
-
Resíduos como peças e partes pré-moldadas;
-
Recicláveis: plásticos, papelão, metais, gesso;
-
Resíduos inúteis: a reciclagem/tecnologia não aproveita;
-
Resíduos contaminantes e perigosos em geral.
Nesta última classificação é que entram, por exemplo, os materiais radiológicos, comuns a várias frentes de atuação da construção civil, como no caso de indústrias químicas e afins. Mas não apenas.
Trata-se, também, da maioria dos solventes, tintas e óleos que se desprendem de máquinas pesadas ou manobras de trabalho com redes hidráulicas e elétricas.
O papel fundamental dos trucks e dos aterros
Por essas e outras, não é possível falar sobre locação de caçambas e classificação/destinação de resíduos sem falar sobre o papel fundamental do caminhão caçamba truck.
Ao contrário do que se imagina, esse modelo não remete àqueles que coletam caçambas, os quais é comum vermos circulando pelas cidades; e que são chamados de poliguindaste.
No caso do caçamba truck o que se tem é um modelo reforçado que conta com um baú para despejo dos resíduos de que tratamos acima. Isso ocorre pois a construção civil lida com um fluxo muito maior de trabalho.
Assim, embora seja comum uma residência alugar uma caçamba para uma reforma qualquer, e depois vê-la sendo extraída e levada diretamente ao local de descarte, com as empreiteiras não é assim.
Por isso estas últimas precisam do caminhão truck: os detritos são descartados nele primeiro, e depois transportados até receberem a devida destinação, geralmente finalizada em aterros.