Você já conhece os materiais de uma construção?
A malha pop é uma ferragem pronta para ser utilizada em construção de pisos e lajes de pequenas obras, possuindo um tipo específico para cada finalidade, tornando o serviço mais rápido e prático, além de evitar aparecimento de trincas e embarrigamento de lajes, garantindo segurança, durabilidade e resistência ao local.
Essa malha pode ser encontrada em quatro tipos, sendo eles:
- leve;
- médio;
- reforçado;
- pesado.
O primeiro modelo é mais indicado para aplicações em calçadas residenciais, contrapisos, argamassa de proteção para impermeabilização, ferragem para lajes pré-fabricadas ou treliça de cobertura.
Enquanto o segundo é usado em placas pré-moldadas para execução de muros e ferragem para lajes pré-fabricadas ou treliçadas de pisos de residência.
Já o terceiro tem seu uso voltado à pré-fabricação de lajes ou treliça de pisos de depósitos ou escritórios, placas para jazigos e pisos de concreto para estacionamentos, garagens e quadras.
O último, por sua vez, possui finalidade de ferragem para piscinas com profundidade de até 1,20 m, armando laterais externas e internas das paredes e fundo, pisos de concreto voltado para depósitos leves e postos de gasolina.
Quando utilizada no piso, a malha pop faz com que o chão vire uma estrutura enorme de concreto resistente, possuindo armaduras em formatos de telas soldadas, oferecendo diversos benefícios como poucas juntas, maior suavidade no deslizamento, maior durabilidade, pouca manutenção, custo reduzido, segurança e menor quantidade de fissuras.
As caixinhas e o furo em concreto
O furo em concreto preço é um método utilizado onde utilizam-se perfuratrizes rotativas com diamantes segmentados na coroa que pode conter diâmetros variados.
Sua principal vantagem é permitir que haja a execução de perfurações em concreto sem qualquer tipo de vibração, poeira, fissuras e com grande precisão, para que a integridade estrutural de lajes, vigas, coluna de ferro e bases de concreto seja conservada, além da eliminação de passagens pré-existentes.
Conhecidas como “caixinhas”, já que esse sistema executa furos com precisão, o que acaba dispensando gastos com materiais adicionais para correção.
Esse método consiste na perfuração em lajes, pilares e muros, sem que haja grande impacto e abalo estrutural, furação em concreto para diversas fixações químicas e passagem de tubulações, além de alto acabamento, independente do diâmetro e profundidade.
Um item que costuma ser muito utilizado em construções é o balancim manual preço, por ser versátil e possuir plataformas versáteis, sendo assim um item portátil, facilitando movimentações seguras e rápidas, já que utiliza o sistema de cabo passante manual com freagem, funcionando como um guincho.
É maioritariamente usado em trabalhos verticais de construções, auxiliando em pinturas, reparos, limpeza, reforma e acabamentos.
Milheiro de tijolo
Podendo ser divididos em duas categorias, sendo elas estruturais ou de vedação, acabam sendo, em grande parte, responsáveis pelo resultado final da qualidade da construção.
O mercado oferece diversas opções de tijolos e blocos que são feitos com matérias-primas e tamanhos distintos.
Indica-se que, antes de decidir por conta própria a quantidade e modelo a serem comprados, consulte-se um arquiteto ou engenheiro, avaliando a relação custo-benefício, além de analisar o rendimento do material e o preço cobrado por este.
Ademais, é importante que se busque o modelo de tijolo que será mais adequado a cada tipo de construção.
O tijolo comum, por exemplo, proporciona conforto acústico e térmico à residência, mas por outro lado, necessita-se de uma grande quantidade para se construir um metro quadrado de parede, gastando-se mais com mão de obra e argamassa.
O tijolo baiano, se comparado ao comum e ao bloco de concreto, possui maior desempenho térmico, e pode ser usado apenas com o intuito de vedação, já que não suporta cargas estruturais.
Sendo o modelo mais em conta no mercado, recomenda-se que compre sempre, ao menos, 30% a mais de peças além do necessário.
O bloco de concreto, se comparado ao modelo comum ou de sol-cimento, acaba rendendo mais devido à mão de obra que conta com a execução da alvenaria de maneira mais rápida.
Entre todos, acaba sendo o de maior resistência e possui desperdício inferior de quebra de material ao baiano, além de necessitar de menor quantidade de argamassa para o assentamento e contar com camadas mais finas de reboco, principalmente em se tratando de paredes internas.
Indica-se uma pintura acrílica nas paredes externas para que a proteção contra a umidade acabe sendo maior.
Por fim, o bloco cerâmico leva mais economia e rapidez à obra, gerando economia final de 30% no custo da construção, já que, devido ao seu tamanho maior, demanda menos tempo de assentamento e acelera as construções de paredes, além de dispensar a etapa de recortes, já que as instalações hidráulicas e elétricas podem ser embutidas enquanto é feita a execução de alvenaria.